Extensão

Projeto da UPF promove valorização e incentivo do pré-natal no Bairro Zácchia

29/01/2018

11:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Um grupo de gestantes participou de uma ação especial promovida pelo projeto “Valorização e incentivo do pré-natal no Bairro Zácchia”. O projeto é promovido pelas acadêmicas do Estágio Curricular I do Curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com o Programa de Educação para o Trabalho (PET-Saúde/GraduaSUS) com os cursos de Enfermagem, Odontologia, Farmácia e a equipe de saúde da unidade Zácchia.

O projeto, coordenado pelas professoras Sandra Vanini e Isabel Zamarchi Lanferdini, está em sua segunda edição e encerrou as atividades com a entrega de um álbum fotográfico às gestantes. Conforme a professora Isabel, o acompanhamento às gestantes tem o intuito de propiciar um pré-natal seguro e incentivar as futuras mães a participar dos encontros, visando reduzir intercorrências durante a gravidez, além de orientar a realização de vacinas e exames que são preconizados pelo Ministério da Saúde durante a gestação e também o acompanhamento odontológico.

Para as gestantes que participaram de todos os encontros realizados foi ofertada uma sessão fotográfica, com objetivo de memorizar este belo momento de gestar. Para a realização do book fotográfico, o projeto contou com a participação dos acadêmicos da Faculdade de Artes e Comunicação e do Curso de Estética e Cosmética da UPF. A impressão do álbum foi feito pela empresa Scortegagna.

A entrega das fotos foi realizada pelas acadêmicas e tutora da enfermagem do PET Saúde/Gradua\SUS em dezembro de 2017, juntamente com a equipe de saúde da UBS do Zácchia. “As gestantes demonstraram entusiasmo e interesse ao participar dos encontros educativos e de receber as fotos. Houve a participação de duas gestantes que cumpriram os pré-requisitos até o final dos encontros”, conta a professora.