Extensão

Potencial hídrico da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí é debatido no Dia Internacional da Água

24/03/2017

10:41

Por: Assessoria de Comunicação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí

Fotos: Juliana Leocádio T. Viganigo/Assessora de Comunicação Coaju

Para celebrar o Dia Internacional da Água, comemorado na última quarta-feira (22), o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), realizou atividades ligadas à temática de preservação dos recursos hídricos.

Dentre as ações, a vice-presidente do Coaju, Danusa Ribeiro, concedeu entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV, e falou sobre o potencial hídrico da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí. Informou que, atualmente, a classe de qualidade da água da Bacia Hidrográfica é classe 2, sendo a classe 1 a mais adequada e a 4 a menos adequada.  O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em sua resolução nº 357, de 17 de março de 2005, estabeleceu as classes de qualidade das águas, contemplando conjuntos de condições e padrões de qualidade de água necessários ao atendimento dos usos preponderantes, atuais ou futuros.
 
Na data, Danusa alertou a população sobre o uso consciente dos recursos hídricos. “A água não é só um direito, mas um dever e responsabilidade de todos. A implementação e a ampliação dos sistemas de esgotamento sanitários nos 42 municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí também representam importante ação para a melhoria da qualidade da água da Bacia”, afirma.

A entrevista na íntegra pode ser conferida no link http://www.youtube.com/watch?v=qAKb0MdE4rQ. Ainda no dia 22 de março, o Coaju distribuiu material informativo sobre os cuidados com os recursos hídricos às alunas do Centro de Referência e Atenção ao Idoso (Creati) da UPF Carazinho.

Dia da água

Outras atividades também integraram a comemoração do Dia Internacional da Água.  No dia 13 de março, o Instituto Educacional Girassol iniciou sua semana da água com as ações do projeto “Coaju nas escolas”. Na oportunidade, foi apresentando o trabalho do Coaju, e alunos, professores e funcionários da escola foram desafiados a refletir sobre a atual situação dos recursos hídricos, quanto à sua qualidade e à sua disponibilidade. Também foi feita uma reflexão sobre desenvolvimento sustentável e sobre quais ações, de fato, proporcionam ambientes saudáveis.

Por fim, de 22 a 30 de março, no hall de entrada da Faculdade de Educação (Faed) e da UPF Carazinho, a comunidade acadêmica e geral poderá conferir a exposição “Cuidado com a água”. A mostra é uma ação conjunta do Coaju, do Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais (CCTAM), da Faed e do Campus Carazinho.