Extensão

Para fazer festa, não tem idade: São João na ILPI

14/06/2017

19:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Monalise Canalle/Bolsista de Extensão do Projeto Boas Práticas

A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da Fundação Lucas Araújo promove a típica festa junina e aniversário trimestral dos idosos que lá residem. O objetivo das comemorações na ILPI, que atende a 63 pessoas da terceira idade, é alegrar a vida de quem lá vive. Desta vez, a Instituição contou com o apoio do projeto de extensão Boas Práticas, da Universidade de Passo Fundo (UPF), do Senac e do Centro Juvenil Mericiano (Cejume).

Denise Rosseto, assistente social da Instituição há 9 anos, explica que a ILPI sempre segue as comemorações do calendário, tais como Carnaval, Páscoa, festa junina, festas de aniversário, semana do idoso, semana do gaúcho e, por fim, a festa da família. A Irmã Carmela Casanova, coordenadora da ILPI há 21 anos, conta que se preocupa em promover festas para os idosos, pois acha importante a interação com a comunidade externa. Ressalta, também, o quão grata é por poder fazê-los felizes. “A alegria que passamos a eles é muito menor do que a alegria que recebemos”, destaca.

As acadêmicas do curso de Farmácia Júlia Foss e Bruna Girotto, que participaram da organização da festa junina, explicam que sua relação com o Lar não está ligada apenas ao evento, pois realizam ações periódicas na ILPI, voltadas a cuidados e uso responsável de medicamentos, sob orientação da professora Mariza Cervi. Iniciaram suas atividades em maio deste ano, organizando a farmácia básica e incentivando o descarte correto, retomando uma antiga parceria entre o projeto e a Instituição. Ambas sentem-se felizes por poder ajudar em uma causa tão nobre.

Os acadêmicos do curso de Artes Visuais da UPF também contribuíram com a organização da festa, produzindo as bandeirolas que enfeitaram e alegraram o ambiente e trouxeram o ar de São João. Também foram criados desenhos nos saquinhos de pipoca, produzidos em uma oficina de artes com crianças de 4 a 14 anos do Centro Juvenil Mericiano, ministrada por bolsistas Paidex do curso, sob orientação da professora Mariane Loch Sbeghen.

Vilson Moraes, de 77 anos, mora no Lar há dois meses. Ele foi jogador do Sport Clube Gaúcho de Passo Fundo. Em sua memória, ainda restam lembranças do ano de 1962, de uma partida contra o time 14 de Julho, com placar de 2x1. A vitória ainda é algo que lhe anima. Moraes diz que gosta de morar na Instituição e adora uma festa.

Outro morador, que é conhecido por Belém, o senhor de 77 anos foi professor de Economia na UPF. Há cerca de um mês e meio, ele reside na ILPI e alegra-se por poder participar das festas que acontecem no espaço. 

A comemoração reuniu cerca de 100 pessoas e sua programação contou com casamento caipira, pescaria, música ao vivo e muitas comidas típicas, como paçoca, pinhão e pipoca.