Universidade

Painel na Casa UPF debate a participação das mulheres no agro

08/03/2024

15:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima e Caroline Simor

Atividade foi promovida pelo programa Inova RS, com apoio do UPF Parque Científico e Tecnológico

Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Casa UPF na Expodireto recebeu o painel Mulheres no Agro, promovido pelo programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, com apoio do UPF Parque Científico e Tecnológico. O encontro reuniu representantes da quádrupla hélice, que integram o ecossistema de inovação: a secretária de Inovação de Passo Fundo, Bárbara Fritzen; a professora da UPF e sócia da Semicrop, Aline Dettmer; a produtora rural, Bruna Caus; e a professora da UFSM, Paloma Fagundes.

A secretária de Inovação, Bárbara Fritzen, abriu a atividade agradecendo a Universidade e o Inova RS pelo movimento, que vem crescendo a cada dia. “Hoje, não se faz mais agro sem inovação. Vejo muitos movimentos acontecendo, o próprio Inova RS, em todas as suas regiões tem o agro como premissa, tem o agro como especialização inteligente. Isso vem crescendo muito e as mulheres estão mostrando a sua força também. Muito obrigada por essa oportunidade de a gente estar aqui na Casa da UPF conversando um pouco e discutindo acerca das mulheres no agro”, disse Bárbara. 

A professora da UPF e sócia da Semicrop, empresa incubada do UPF Parque, Aline Dettmer, compartilhou um pouco de sua trajetória vinculada à pesquisa e ao empreendedorismo. Filha de agricultores, ela comentou que o empreendedorismo na vida dela é uma consequência de uma longa caminhada. “Na época que saí para estudar, as coisas eram muito mais difíceis para as mulheres no campo. Por isso, decidi escolher outro caminho, o da Engenharia Química, mas quando iniciei minha trajetória como pesquisadora sempre quis seguir ligada ao agro”, conta, ao destacar que hoje a empresa está incubada dentro do ambiente de inovação da Universidade, com a proposta de desenvolver tecnologias para contribuir para um agro mais sustentável, a partir da produção de insumos on-farm. “A proposta é que o produtor possa produzir na sua propriedade rural e, gradualmente, ir substituindo os insumos químicos pelos insumos biológicos, trabalhando os três pilares da sustentabilidade: econômica, ambiental e social”, afirmou.

Representante da sociedade civil, a produtora rural, Bruna Caus comentou sobre a competência das mulheres na área do agronegócio. “Existe a  frase que diz que o lugar da mulher é onde ela quiser, mas mais do que isso, é onde ela tiver competência para estar. Isso nos representa muito, somos mulheres competentes e por isso assumimos cargos que exigem isso. Às vezes, as pessoas se enganam achando que a mulher só está presente no agro agora, mas, a vida toda a mulher fez parte do agronegócio, estava ali, mas hoje nós ganhamos notoriedade e visibilidade. Os tempos mudaram e a tecnologia nos ajudou muito nisso, então a gente foi para a vitrine. Hoje estamos fazendo uma colheita do plantio da semeadura das nossas mães, das nossas avós e bisavós”, comentou a produtora.

A professora da UFSM, Paloma Fagundes, que foi aluna da UPF, pontuou que as mulheres vem se destacando cada vez mais porque estão buscando atualização. “É isso que está formando o diferencial das mulheres no mercado de trabalho. Esse precedente constante da participação da mulher no agronegócio está atrelado à questão da inovação, que, de certa forma, facilita o acesso de muitas mulheres e isso eu tenho muito orgulho. As duas áreas que eu mais amo são o agronegócio e o empreendedorismo. Precisamos formar cada vez mais profissionais com atitudes empreendedoras, não só no próprio negócio, mas também empreendedores que trabalham dentro de uma empresa ou de uma organização social”, afirmou.

O painel foi mediado pela gestora de inovação do programa Inova RS, Ana Júlia Rebolho.

Além do debate no Dia Internacional da Mulher, neste dia 8 de março, a UPF distribuiu ecobags para as mulheres que visitaram a casa da Universidade na Expodireto.