Extensão

Mediajur realiza visita técnica ao Programa Caxias da Paz

17/10/2017

16:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Na última segunda-feira, 16 de outubro, os professores do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) Linara Silva, Fátima Pithan e Renato Fioreze, que atuam no projeto de extensão Mediajur - Núcleo de Mediação e Justiça Restaurativa da UPF, realizaram uma visita técnica na cidade de Caxias do Sul para conhecer o programa Caxias da Paz. O programa é uma política pública municipal de pacificação restaurativa, idealizada pelo Juiz Leoberto Brancher, que recepcionou os professores e acompanhou a visita.

O encontro aconteceu na Universidade de Caxias do Sul (UCS), sede da coordenação do programa e parceira na concretização da política pública, juntamente com o Poder Executivo municipal, o Poder Judiciário e a sociedade civil. Após a visita, os professores foram recepcionados pelo prefeito em seu gabinete. Uma comitiva de Gravataí representada por servidores do Executivo, do Legislativo e do Judiciário também acompanhou a visita.

O programa Caxias da Paz é referência nacional e configura uma estratégia de pacificação social, buscando reduzir os índices de violência e criminalidade, a partir da resolução de conflitos por meio da justiça restaurativa que contempla as necessidades e a responsabilização de todos os envolvidos nos casos atendidos, pautando a justiça como um valor comunitário. 

Ao mesmo tempo, o programa realiza a formação do corpo de Voluntários da Paz, oferecendo capacitação sobre a metodologia dos Círculos de Construção de Paz e conceitos fundamentais de justiça restaurativa para um amplo leque de interessados da comunidade em atuar como facilitadores na prevenção da violência ou em situações de conflitos. No ano de 2016, o programa formou mais 700 facilitadores voluntários. 

De acordo com os professores, o Mediajur pretende ampliar as suas ações e organizar uma política pública de pacificação social nas cidades de Carazinho e Sarandi e, para isso, a experiência de Caxias do Sul é fundamental.