Cultura

MAVRS inaugura a exposição “Nuvem, o Universo Brincante das Formas”

29/02/2024

14:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo

Exposição abarca mais de 70 obras do artista Rodrigo Nuñez

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider da Universidade de Passo Fundo (MAVRS/UPF) inaugurou nessa quarta-feira, 28 de fevereiro, a exposição “Nuvem, o Universo Brincante das Formas”. A mostra reúne mais de 70 obras do artista Rodrigo Nuñez, que é professor de Artes Visuais da UFRGS.

A exposição possui uma coleção de trabalhos que variam de pinturas, colagens e obras em cerâmica, orientando o visitante a fazer uma imersão imaginária ao mundo das formas, cores vibrantes e colagens provocativas. Os visitantes podem visitar a exposição até abril, gratuitamente.

Entre as obras expostas, quatro foram feitas exclusivamente para o MAVRS, a convite da curadora, a professora Me. Luciane Campana, docente do curso de Artes Visuais da UPF. Ela salienta que os artistas, além de exporem no Museu, também fazem parte da rotina de estudos do curso. “Nós temos este hábito de trabalhar o artista no curso de Artes Visuais junto às exposições, como na aula inaugural do curso que acontecerá depois. Ele [Rodrigo Nuñez] fez a abertura da exposição e, na sequência, fará a palestra aos nossos estudantes”, destacou Luciane. 

O artista participou da tradicional aula inaugural do curso de Artes Visuais após a abertura da exposição, onde foi possível tirar dúvidas dos estudantes, contar sobre o processo criativo e estimular a criatividade dos ouvintes. Além da aula inaugural, Rodrigo também participou de atividades práticas com os docentes e discentes no MAVRS.

 

Exposição trabalha com o imaginário do público

O artista e artesão Rodrigo Nuñez, residente em Porto Alegre, trouxe ao MAVRS uma coleção de obras que estão em produção há mais de 20 anos. “Essa exposição traz o universo brincante do artista. É uma exposição que reúne alguns dos meus trabalhos desde 2001 até 2023, e alguns deles eu fiz especialmente para a sala de exposição daqui [MAVRS]”, comenta Rodrigo.

Ele reforça que, por meio desta exposição, a intenção é que o público encontre nas obras o universo de brincadeiras e experiências vivenciadas pelo artista e pelo espectador em suas infâncias, criando uma “viagem no tempo”. As peças são formadas principalmente por pinturas vibrantes em tela, colagens obtidas de revistas e cartas, esculturas em cerâmica e textos provocativos gravados em mini telas.

Sobre o artista Rodrigo Nuñez

Rodrigo Núñez é ceramista, desenhista, pintor e professor. Bacharel em Artes, é mestre e doutor em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 1996, atua como professor de Cerâmica no Departamento de Artes Visuais da UFRGS. 

Entre suas individuais estão: "Caminho das Rosas", 1998, realizada na Galeria Xico Stockinger da Casa de Cultura Mário Quintana; "A Cor dos Sonhos", na Galeria Gravura, 1997; e “100 desenhos” na Microgaleria Arte Acessível do StudioClio, todas em Porto Alegre. Apresenta obras em vários acervos, incluindo Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS).

Conheça o MAVRS

Quem quer visitar o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider pode separar uma data em sua agenda e aproveitar o espaço gratuitamente. O MAVRS fica localizado no prédio D3, Campus I da UPF. 

A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 8h30min às 17h15min, sem fechar ao meio-dia. Para mais informações e agendamento de visitas, entre em contato pelo e-mail mavrs@upf.br ou pelo telefone (54) 3316 - 8585.