Cultura

Festival de Violão realiza concerto especial

18/03/2024

16:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo

Evento recebeu o violinista Pedro Aguiar

O curso de Música da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou, no dia 15 de março, mais uma edição especial do Festival de Violão, encontro que apresenta aos estudantes e à comunidade apresentações musicais baseadas no uso do instrumento de cordas. Na noite, subiu ao palco o violinista Pedro Aguiar, convidado pelo curso para o recital.

O concerto trouxe o tema "Les Années folles!", o qual apresentou grandes obras que foram concebidas e produzidas na década de 1920 nas ruas de Paris, período em que a cidade vivenciou grande efervescência cultural e política, com o surgimento de artistas como Josephine Baker, Pablo Picasso e Salvador Dalí.

O Festival de Violão ocorre tradicionalmente em agosto, nas semanas seguintes ao retorno do semestre acadêmico. As edições especiais servem para trazer à comunidade uma oportunidade de prestigiar a ação cultural ao longo do ano. De acordo com o professor do curso de Música, Dr. Márlou Peruzzolo Vieira, o Festival também fomenta a carreira artística dos estudantes, visto que traz ao palco profissionais que atuam no segmento da música. “Eles [os estudantes] podem ter um exemplo de quem está trilhando a carreira de músico, levando a música a vários lugares. Ter esse tipo de evento é justamente colocar os alunos em contato com esse tipo de músico”, nos contou ele. 

Sobre o artista Pedro Aguiar

Pedro Aguiar foi aluno do professor Márlou em Goiás, quando iniciou seus estudos. Seguiu na Marshall University, nos Estados Unidos; em 2012, continuou os estudos em Paris e em Munique, onde obteve mestrado em violão clássico e em música contemporânea. 

Concertista versátil, apresenta-se como solista à frente de orquestras e em diferentes formações de música de câmara. Desde 2018, é membro da Ópera de Câmara de Munique. Seus concertos o levaram a vários países do mundo: Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, França, Itália, Portugal, Suíça, Chile, Brasil, Argentina, Uruguai e Estados Unidos. É também professor assistente na Escola Superior de Música e Teatro de Munique.

Próximas edições do Festival de Violão

O Festival de Violão tem sua edição principal realizada no mês de agosto, logo após o retorno do semestre acadêmico na Universidade, e que conta com concertos e atividades como oficinas, palestras e atividades práticas para os discentes.

Conforme o professor Márlou, o Festival está programado, e suas datas serão divulgadas próximo ao evento.