Cultura

MAVRS e MHR participam da Semana de Museus

09/05/2018

17:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Programação especial ocorre entre os dias 14 e 20 de maio e inclui exposições, oficinas e ações educativas

“Museus hiperconectados, novas abordagens, novos públicos” será o tema da edição deste ano da Semana Nacional dos Museus, que será realizada no período de 14 a 20 de maio. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana existe em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Ao longo da semana, instituições de todo o país promovem atividades em torno desse tema, que tem como objetivos valorizar os museus brasileiros e intensificar as relações dos museus com a sociedade. O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR), vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), participarão da Semana com uma programação especial que inclui oficinas, ações educativas e uma exposição.

A programação no MAVRS tem início ainda no dia 10 de maio, a partir das 8h, com o lançamento da exposição “Gabinete de curiosidades”. A mostra foi produzida por acadêmicos de Artes Visuais/UPF a partir de atividades realizadas no museu sobre curadoria e exposições e ficará exposta na Sala de Arte Laura Borges Felizardo, na Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), Campus I da UPF até 30 de maio. No dia 15 de maio, às 13h30min, será realizada a apresentação dos mosaicos produzidos pela oficina de ArteTerapia 3ª idade, do MAVRS e do Programa Comunidades Sustentáveis, nas escadarias de acesso ao pátio do prédio do Museu. No dia 16 de maio, das 14h às 17h30min, ocorre a “Oficina de leitura, memória e arte”. A atividade será uma leitura de história para crianças cegas por acadêmicos do curso de Letras e produção artística com acadêmicos de Artes Visuais no Setor Educativo do MAVRS. 

Já a programação do MHR tem início no dia 17 de maio, às 8h, com a “Ação educativa do museu móvel”. A atividade, que será realizada em conjunto pelo MAVRS e pelo MHR, tem o objetivo de divulgar os museus em comunidades escolares e grupos em vulnerabilidade social distantes do centro de Passo Fundo. No dia 18 de maio, com início às 9h, ocorre a “Oficina na contramão da tecnologia”, um encontro entre acadêmicos e a comunidade para um debate sobre os meios de divulgação de espaços culturais para o público que não tem acesso à tecnologia. A oficina será realizada na praça em frente ao museu. Também no dia 18, das 10h às 15h, o público poderá conferir a exposição “Museu ao ar livre”, uma pequena exposição na praça em frente ao prédio dos museus, cujo objetivo é interagir com o público do seu entorno, que não visita o museu rotineiramente.

Sobre a Semana dos Museus

O tema “Museus hiperconectados, novas abordagens, novos públicos” pretende abordar as formas como um museu chega a diferentes públicos, tanto os que estão on-line quanto os off-line; os perfis de cada público; a acessibilidade e os grupos sociais. O papel social dos museus em pautar temas de interesse atuais, a diversidade e a memória também serão debatidos neste ano.

Para esta edição, os mais de 1,1 mil participantes da Semana de Museus fizeram cadastros em 3,2 mil eventos que ocorrem em 489 cidades de 26 estados. O guia de programação nacional também está disponível em formato documento no endereço http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/.