Universidade

Jantar comemora os 60 anos de história da Faed e do IFCH

13/11/2017

16:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Um jantar foi realizado para comemorar a trajetória de seis décadas da Faculdade de Educação e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (Faed/IFCH/UPF). A atividade ocorreu na noite de sábado, 11 de novembro, no Palazzo Centro de Eventos, e contou com a presença de professores, funcionários, acadêmicos, diretores das demais unidades acadêmicas, diretores de Campi e autoridades, entre outras pessoas que fizeram parte da história das unidades acadêmicas. Também participaram a presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Maristela Capacchi, o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, a vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, e o vice-reitor Administrativo, Agenor Dias de Meira Júnior. 

A história e o trabalho coletivo das pessoas foram destacado pelo diretor do IFCH, Edison Alencar Casagranda. “O IFCH e a Faed não são instituições sem passado. São instituições construídas com o trabalho coletivo, com a vivência e a experiência de pessoas (professores, alunos, funcionários...) que ousaram fazer diferente, que se deixaram afetar pela realidade”, ressaltou Casagranda. A formação cultural e humana também foi salientada pelo diretor. “Não somos apenas professores, estudantes, técnicos, mas sujeitos de experiência, abertos ao desconhecido, ao que não se pode pré-ver, nem pré- dizer. Acredito ser esse o nosso principal desafio... a continuidade da missão depende dessa pré-disposição, da capacidade de nos concebermos como sujeitos de experiência e, por consequência, de nos mantermos fortalecidos e fiéis ao compromisso primeiro com a formação humana e cultural”, afirmou o diretor do IFCH.

A diretora da Faed, Eliara Zavieruka Levinski, comentou que além da atividade celebrar de modo festivo a história das unidades, também é uma forma de reafirmar o compromisso social da Faed e do IFCH para o processo universitário e para o desenvolvimento regional. Eliara enfatizou que o momento também é de projeção de desafios. “Temos a perspectiva de continuar contribuindo com a Universidade e continuar qualificando os processos acadêmicos no que diz respeito a graduação, pós-graduação e extensão. Também temos o desafio de aproximar ainda mais a interlocução da Faed com a educação básica, com as políticas sociais e propósitos da educação tecnológica, além de fazer o enfrentamento de questões externas, principalmente relacionadas às políticas educacionais e sociais que estamos vivendo no país e fora dele”, observou Eliara.

O Jantar fez parte de um cronograma de ações realizadas durante o ano de 2017 para comemorar os 60 anos da Faed e do IFCH.