Extensão

ICB participa de evento promovido pela Fundação Zoobotânica

24/08/2016

18:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF) esteve representado no I Encontro de Educadores Ambientais, realizado entre os dias 18 e 20 de agosto. O evento foi promovido pela Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, juntamente com a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), com a coordenação do Jardim Zoológico, localizado no município de Sapucaia do Sul. A atividade reuniu pessoas que atuam na atividade de educação ambiental, informando e sensibilizando a sociedade sobre as necessidades dos animais, envolvendo-se na conservação da fauna silvestre em seus ambientes naturais. 


ICB compartilhou suas experiência na conservação da fauna silvestre durante o encontro de educadores ambientais dos zoológicos do Brasil


Durante o Encontro, a equipe do ICB, composta pelo professor Jaime Martinez e pelas acadêmicas extensionistas Giana Azeredo (Ciências Biológicas Licenciatura) e Andriele Rizzi (Ciências Biológicas Bacharelado), apresentaram seus trabalhos em prol da conservação do papagaio-charão e do papagaio-de-peito-roxo no sul do Brasil. 

Também como parte das atividades de extensão do Projeto Charão e suas ações para a conservação da natureza, foram lançadas, durante o encontro no Zoo de Sapucaia, duas fantasias de papagaios que serão utilizadas nas atividades de educação ambiental. Ambas as fantasias, uma do papagaio-charão e outra do papagaio-de-peito-roxo, fizeram sucesso com os educadores e professores presentes no evento. Crianças de escolas da região que apresentavam seus trabalhos referentes ao Ano do Papagaio-2016, uma homenagem da SZB para esse grupo de animais silvestres, ficaram encantadas com as fantasias.

O professor Martinez comenta que as fantasias irão auxiliar na sensibilização do público, adulto e infantil, buscando ampliar o engajamento das pessoas para a conservação dos ambientes naturais. Também ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), o Projeto Charão tem como principal estratégia de conservação o fomento à criação de áreas naturais protegidas, a exemplo das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).