Universidade

Faculdade de Medicina da UPF orienta candidatos ao vestibular sobre exercício da profissão

24/05/2017

11:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

O período é de preparação para os candidatos que irão participar do processo seletivo do Vestibular de Inverno. Além das aulas regulares, muitos alunos buscam cursos pré-vestibulares para intensificar os estudos. Muitos desses jovens visam a uma vaga no curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), um dos mais concorridos do país. A fim de informar sobre a proposta do curso e de auxiliar os futuros acadêmicos na decisão de seguir a carreira médica, a Faculdade de Medicina (FM) da UPF tem realizado ações permanentes que visam ao exercício pleno da Medicina.

Ampliando as ações já implantadas, desde 2016, a Faculdade de Medicina da UPF também está convidando os vestibulandos candidatos ao curso de Medicina para uma roda de conversa. Uma iniciativa da FM em parceria com a Agência de Comunicação e Marketing da UPF, a atividade foi realizada nessa segunda-feira (22/05), no Garra Pré-Vestibular. Além da participação do diretor da FM, professor Gilberto Bortolini, os jovens também tiveram a oportunidade de conhecer as bolsas e financiamentos que são oferecidos pela Universidade, facilitando o ingresso ao ensino superior. A apresentação foi feita pelo supervisor da seção de Programas Públicos e Institucionais, Clodoaldo da Rosa Neckel.

A iniciativa terá outra edição na próxima semana, dia 29 de maio, com alunos do Einsteen, Doctor e Medischool. A atividade ocorre no auditório da Faculdade de Medicina, às 8h.

Na oportunidade, são apresentados questionamentos sobre o curso, a escolha pela profissão, a atuação, o futuro do egresso e a multiplicidade de ações. A atividade visa, para além de orientação voltada ao curso, trazer informações pertinentes de bolsas e financiamentos. “Acreditamos é importante que o futuro aluno tenha clareza sobre essas informações desde a sua opção pelo curso de Medicina. Assisti-los certamente contribuirá para que eles, além de receberem uma formação técnico-científica e ética, se constituam como profissionais com uma formação humanística mais completa para desempenhar tão complexa e nobre profissão: o exercício pleno da Medicina”, avalia o professor Bortolini.

Ações permanentes

De acordo com o diretor, hoje, são recorrentes os quadros de ansiedade entre os alunos durante o curso, culminando no Internato Médico. “Todos sabemos que o curso de Medicina é denso e que, quando o aluno é exigido, as crises pontuais surgem”, aponta, explicando que, para atender a essa demanda, uma das atividades propostas é o Serviço de Atendimento ao Aluno, que é realizado no Campus I e II por psiquiatras e psicólogos. Recentemente, o curso implantou o projeto de tutoria, no qual um grupo de alunos ingressantes é acompanhado por um tutor, que fica em contato próximo aos calouros, auxiliando nas mais variadas demandas acadêmicas.