Extensão

Fábrica de Software UPF entrega programa de agendamento

04/07/2017

15:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Sistema para agendamento de visitas ao Laboratório da Morfologia da Universidade de Passo Fundo está em fase de testes para, em breve, estar à disposição da comunidade

O Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF), por meio do projeto de extensão denominado Fábrica Experimental de Desenvolvimento de Software (FS), entregou, na sexta-feira, dia 30 de junho, um software para Agendamento de visitas ao laboratório da Morfologia/UPF. 

Trata-se de uma iniciativa inédita, pois, até o presente momento, solicitações para o desenvolvimento de software para demandas internas na UPF eram planejadas e executadas pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI/UPF). 

Porém, com projeto de extensão da Fábrica Experimental de Software, coordenado pelo professor Jaqson Dalbosco, essa realidade recebe um reforço. “O projeto de extensão visa trabalhar com demandas internas e externas pelo desenvolvimento de soluções inovadoras em software, envolvendo alunos da graduação e DA pós-graduação da área de informática da UPF na construção de soluções reais e aplicadas às necessidades de mercado”, disse Dalbosco. 

O desenvolvimento do software foi realizado pelos alunos matriculados na disciplina de Fábrica de Software do Programa em Computação Aplicada (PPGCA), em parceria com a DTI/ UPF. “Os alunos desenvolveram uma solução criando um software de maneira colaborativa, com uma equipe multidisciplinar. A atividade possibilitou que os alunos vivessem os desafios do desenvolvimento real de uma ferramenta computacional”, explicou o professor da disciplina Alexandre Lazaretti Zanatta.

A demanda para o desenvolvimento da ferramenta surgiu pela necessidade de maior agilidade e fluidez no agendamento de visitas ao laboratório da Morfologia, pertencente ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB). “Nós temos um projeto de extensão que proporciona que as escolas de ensino médio e técnico da região de Passo Fundo visitem as dependências do Laboratório de Anatomia. Antigamente, os agendamentos eram realizados por telefone ou e-mail, envolvendo mais de 10 contatos. Com esse software, vai facilitar tanto no que refere ao controle quanto no que diz respeito à rapidez do contato”, destacou o coordenador da área de Morfologia do ICB, Gustavo Graeff Kura. 

Ferramenta foi criada de forma colaborativa 
De acordo com a gerente de projetos da DTI, Soedi Carmen Roso, existe uma enorme demanda no setor, e, por esse motivo, a parceria foi importante. “Na DTI, há uma fila enorme de projetos e essa parceria é uma forma de nós conseguirmos atender a uma demanda em conjunto, proporcionando uma experiência diferente para a DTI e para o curso”, disse.

A inovação proporcionada pela vivência de situações reais em sala de aula é destacada pela aluna do PPGCA Tainara Lucateli Bernardi como algo relevante para a formação profissional. “Fiz o papel de gerente de projetos da turma, mesmo trabalhando na área, foi uma experiência bem diferente por atuar remotamente com pessoas de estilos e perfis de conhecimento diferenciados; foi uma curva de aprendizagem bem grande mesmo”, relatou Tainara. 

O software será avaliado pelos profissionais da Morfologia, sendo realizadas considerações para a melhoria da ferramenta. Posteriormente, ocorrerá a efetivação do software, que atuará a serviço da comunidade.