Extensão

Dia Internacional de Doação de Órgãos: conscientização que gera mudanças

27/09/2016

17:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gerson Soares

Esta terça-feira, dia 27 de setembro, marca o Dia Mundial de Doação de Órgãos. Dados revelam que, no Rio Grande do Sul, ainda falta consciência e mobilização para que as pessoas se informem sobre esse processo. Pensando nisso, o programa de extensão ComSaúde, da Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), esteve no Parque da Gare no último sábado (24) para orientar, mobilizar e sensibilizar quem passava pelo local. A temática foi “Doar órgãos é compartilhar vida!”.


Atividade realizada pelo programa de extensão ComSaúde da UPF teve como objetivo orientar, mobilizar e sensibilizar o público sobre este tema


Números disponíveis no site da Secretaria Estadual da Saúde mostram que mais de 800 gaúchos esperam por um rim, 164 por um fígado, 23 por um novo coração, 32 por uma córnea e 81 por um pulmão. Os levantamentos também apontam que, em média, 40% das famílias negam a doação. Essa recusa, somada à falta de conhecimento sobre a vontade do parente falecido, são as principais barreiras para a doação de órgãos no Brasil. Segundo a professora Cristiane Barelli, coordenadora de Extensão da Faculdade de Medicina da UPF, o objetivo da ação foi esclarecer, tirar dúvidas e comunicar o tema com qualidade.

Durante a programação desenvolvida no sábado, mais de 150 pessoas foram abordadas, incluindo moradores de Passo Fundo e região, com idade variando de 14 a 70 anos. Eles receberam fôlderes, bonés e adesivos da campanha “Doe Órgãos – uma corrente pela vida”. 

Participaram da atividade os extensionistas do ComSaúde-Doação de órgãos, acadêmicos dos cursos de Medicina e Serviço Social, membros da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e da Organização de Procura de Órgãos 4 (OPO-4).

Na mesma ocasião, também foi lançada, no Espaço de Arte da Gare, a Exposição de Artes Visuais “A arte de doar e compartilhar vida”, organizada pelo curso de Artes Visuais da UPF, sob a curadoria da professora Mariane Loch Sbeghen e das pós-graduandas Amábile Scorteganha e Camila Iser. O objetivo da exposição também é sensibilizar para a conscientização da doação de órgãos e tecidos.