Cultura

Dia da Poesia é celebrado na UPF

22/03/2018

15:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas preparou programação especial para marcar a data

Duas atividades especiais promovidas pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF) marcaram o Dia Mundial da Poesia, celebrado nessa quinta-feira, 21 de março: o Varal da Poesia e o Minuto da Poesia. A atividade, promovida pelo projeto Bookcrossing, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), foi realizada no fim da tarde, no saguão do IFCH. 

No Varal da Poesia, os alunos foram convidados a compartilhar suas próprias poesias. Já durante o Minuto da Poesia, os acadêmicos tiveram a oportunidade de declamar ou de ler poemas de grandes autores ou de própria autoria. A atividade contou com a participação do Bando de Letras da UPF, também vinculado à VREAC.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Luciane Sturm, a comemoração do Dia Mundial da Poesia tem um lado humanista, que busca incentivar a diversidade do diálogo, a livre criação e expressão de ideias por meio das diferentes linguagens. “A gente pensou a atividade para registrar o Dia da Poesia já que esse é um tipo de texto que nem todas as pessoas são acostumadas a ler. É uma forma de compartilhar também emoções, sentimentos”, disse a professora.

O Dia da Poesia foi criado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 1999 com o objetivo de estimular a produção e celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo. 

Sobre o projeto
O Boockcrossing é um projeto de extensão da UPF e tem como objetivo incentivar a leitura sustentável, por meio da “libertação” e da troca de livros, revistas, gibis, DVDs, CDs e outros materiais de leitura. A participação é aberta a todos os interessados. Basta passar em uma das estantes “levando ou deixando” um livro. Há estantes em diferentes locais: IFCH, Faed, FAC, Feac, Medicina e Campus Soledade.