Extensão

Cenários em Saúde da Família recepciona novos extensionistas

14/03/2018

14:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Na Faculdade de Medicina (FM/UPF), acadêmicos foram apresentados ao projeto, que promove ações voltadas à saúde comunitária

Aliando conhecimento científico a práticas de educação e prevenção em saúde, alunos bolsistas e voluntários do projeto de extensão Cenários em Saúde da Família, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), foram acolhidos na sexta-feira (09) e introduzidos à extensão universitária. Na ocasião, além das atividades de recepção, foi definido o cronograma de ações a serem realizadas durante o ano.

Atuando junto à Escola Municipal de Educação Infantil Geny Araújo Rebechi, acadêmicos das áreas da saúde e comunicação social aproximam da comunidade na qual estão inseridos a teoria construída durante a graduação, atuando coletivamente para contribuir com a melhoria na qualidade de vida das pessoas, além da promoção do bem-estar e cidadania. “Estamos há 4 anos trabalhando na comunidade Manoel Corralo, fazendo aquilo que é prerrogativa da extensão: dar um retorno à comunidade, aliando o conhecimento adquirido na formação acadêmica. E isso tem um sentido pedagógico ao estimular os alunos a aprenderem, além da teoria, com a vivência nas ações realizadas”, explica o coordenador do projeto, professor Me. Vinicius Rauber e Souza.

De modo interdisciplinar e interprofissional, os extensionistas planejam e executam ações abordando, especialmente, questões relacionadas ao âmbito da saúde, visto que as desigualdades socioeconômicas se traduzem em dificuldade de acesso a serviços médicos para os cidadãos que vivem em áreas mais periféricas. “A intenção é inserir o aluno em ambientes diferentes daqueles equipados e preparados para atendimento em saúde, como hospitais, por exemplo. Por meio da extensão, os alunos são confrontados pelos dilemas da realidade, em que as pessoas, por fatores culturais, econômicos ou sociais, não possuem atenção a essas demandas”, salienta Rauber.

Ampliação na área de atuação
Estabelecendo vínculos horizontais com os moradores das localidades, o projeto irá atuar, além da Escola Municipal de Educação Infantil Geny Araújo Rebechi, na Ocupação Pinheirinho Toledo, localizada nas proximidades do bairro Sétimo Céu. Segundo Rauber, “é uma possibilidade de estender a visão que temos de diferentes realidades sociais”.

Coordenação compartilhada 
Neste ano, o projeto oportunizará aos acadêmicos, sob orientação do professor Vinicius Rauber e Souza, a experiência em funções de coordenação. Para a acadêmica de Medicina Iara Trevizan, o projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo desperta diferentes visões e abordagens do cotidiano acadêmico e social. “Para a formação como médica, o projeto é um grande diferencial, porque consigo ver o que as pessoas necessitam de verdade, consigo perceber as mazelas sociais que, em muitos casos, desencadeiam muitas patologias”, destaca.

Durante o Seminário Integrador da Extensão, Rauber, ao integrar uma mesa de debate sobre protagonismo estudantil, destacou que o objetivo de tornar compartilhada a coordenação é proporcionar autonomia aos alunos. “A proposta é pedagógica no sentido de formar nossos futuros gestores na área da saúde e educação e horizontalizar o debate. A ideia é que esse projeto, que nasceu com os alunos na Liga de Saúde da Família, continue sendo dos alunos”, finaliza.