Cultura

Campanha é lançada em comemoração aos 40 anos do Museu Histórico Regional

24/02/2017

14:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Comunidade pode participar doando ou emprestando fotos ou outros conteúdos para uma exposição, que será uma das ações para celebrar as quatro décadas do MHR

O Museu Histórico Regional (MHR) de Passo Fundo completa, neste ano de 2017, 40 anos de criação. Para contar essa trajetória, o MHR lança a campanha “Venha fazer parte dessa história”, com intuito de resgatar as memórias do Museu. As pessoas que possuem fotografias – físicas ou digitais –, documentos, vídeos ou qualquer outro conteúdo que tenha relação com o Museu Histórico Regional ou com o Museu Histórico-Cultural, como era chamado até a década de 1990, podem participar da campanha, doando ou emprestando esses materiais, que farão parte da exposição “MHR 40 anos”.

A exposição será a primeira de uma série de ações que serão feitas ao longo do ano para celebrar as quatro décadas do Museu. O período da exposição será divulgado em breve.

As doações podem ser entregues no Museu, localizado na Avenida Brasil Oeste, 758, ou enviadas pelo e-mail: mhr@upf.br, até o dia 10 de março de 2017.  O MHR funciona de terça a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min, e aos sábados e domingos, das 13h30min às 17h30min.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (54) 3316-8586 ou (54) 3316-8587.

O MHR
O Museu Histórico Regional foi criado por meio do Decreto Municipal nº 52/77, pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo, com o nome de Museu Histórico-Cultural. Em 1996, a partir de um convênio entre a Prefeitura de Passo Fundo e a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), foi reestruturado, passando a ser administrado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e assumindo a sua designação atual. Realiza exposições intra e extramuros e oferece, por meio do Setor Educativo, ações educativas para escolas da rede de ensino de Passo Fundo e região. 

O Museu busca promover a interação da sociedade com o patrimônio cultural, com ênfase na sua história e memória, por meio da salvaguarda, pesquisa e comunicação dos bens culturais sob sua guarda. Seu acervo constitui-se de doações da comunidade, envolvendo múltiplas memórias correspondentes à cidade e à região, divididos por setores: documental/arquivístico, arqueológico, etnográfico e iconográfico.


Entre os itens do acervo do MHR estão cerca de 200 bonecas típicas, que representam diversos estados brasileiros e países