Universidade

Balcão do Consumidor de Casca realiza atividade na escola Maccarini

25/10/2016

15:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Instalado no Campus Casca, o Balcão do Consumidor, projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), realizou atividades na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Wilson Luiz Maccarini, de Casca, nesta terça-feira, 25 de outubro. A iniciativa, relativa ao projeto Balcão na Escola, contou com a participação de estagiárias do Balcão e acadêmicas do curso de Direito, que, junto com a professora Nadya Tonial, repassaram informações sobre educação para o consumo para mais de quarenta adolescentes, com idade entre 16 e 18 anos, estudantes do 3º ano do ensino médio.

Os assuntos abordados relacionaram-se a conceitos básicos de consumidor, fornecedor, produto e serviço. O foco foi o superendividamento como fenômeno global, social e jurídico na sociedade brasileira. Para a professora Nadya, o tema configura-se como pertinente e relevante. “Inseridos na sociedade de consumo, e com o intuito de, cada vez mais, adquirir produtos e serviços, os consumidores estão se endividando além da sua capacidade e necessidade, fato que faz com que sejam excluídos social e economicamente da sociedade”, considera.

Com a finalidade de propiciar um maior entendimento ao público, foram apresentados slides e distribuídas cartilhas, produzidas pelo próprio Balcão do Consumidor, que trazem informações e detalhes acerca dos temas abordados.

O projeto Balcão na Escola tem o objetivo de levar noções de cidadania, esclarecendo direitos e obrigações nas relações de consumo, demonstrando a integração comunitária da FD e do Balcão do Consumidor. O encontro também serviu para apresentar o projeto Balcão do Consumidor, seus objetivos, forma de funcionamento e endereço. O Balcão está localizado na Rua XV de Novembro, 402 (em frente ao Salão Paroquial). Informações pelo telefone (54) 3347-1157.