Universidade

Aula Inaugural reúne estudantes e professores de 11 cursos da área da saúde

15/03/2024

16:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Realizada pelo IS, a atividade marcou o início do primeiro semestre do ano e teve como tema “O trabalho em equipe nos tempos atuais”

A Aula Inaugural do Instituto da Saúde (IS/UPF) convidou os participantes a pensarem nas interlocuções entre as relações humanas e a tecnologia. Realizado na noite de quinta-feira, 14 de março, o evento teve como convidado especial o diretor corporativo de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Hospital do São Vicente de Paulo, Júlio César de Bem, que falou sobre “O trabalho em equipe nos tempos atuais”. Participaram estudantes e professores de todos os cursos que compõem o IS: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

No início da atividade, os participantes foram recebidos pela reitora, Bernadete Dalmolin, e pelo diretor do IS, Fabiano Chiesa. O diretor do Instituto de Tecnologia (Itec), Carlos Leonardo Szilagyi, também prestigiou o evento, bem como coordenadores e professores dos cursos da área da saúde.

Para a reitora, atividades interdisciplinares como essa aula enriquecem a formação dos futuros profissionais da saúde. “Quando decidimos reposicionar a Universidade, nós pensávamos em integrar mais, porque trabalhando de forma conjunta certamente nós temos um resultado na formação e no cuidado das pessoas muito mais qualificado. Fico feliz em ver meus colegas professores fazendo mais trocas, certamente vocês, estudantes, terão uma relação cada vez mais qualificada com suas áreas específicas de conhecimento”, afirmou.

O fato de o IS contar um grande número de alunos mostra — conforme o diretor da unidade, Fabiano Chiesa — a potência da saúde na Universidade e na região. “Reunir cursos com trajetórias já consolidadas faz com que a gente consiga modificar a realidade da formação dos nossos alunos, transversalizando a pesquisa, se valendo da extensão, que é uma das nossas maiores potências junto à nossa comunidade. E é isso que nos torna diferentes, é o que nos faz a maior universidade do norte do Rio Grande do Sul”, destacou.

O futuro da saúde

O palestrante da noite, Júlio César de Bem, tem formação nas áreas de administração e comunicação, mas, pela sua ampla atuação na saúde, também se considera um profissional desse ramo. Para ele, a saúde é a área do futuro. “Vocês estão numa área que é hoje a que recebe os maiores investimentos, seja nas grandes empresas ou em startups, que é a área da saúde. Isso faz sentido simplesmente pelo fato de sermos pessoas, mas faz mais sentido ainda pelo impacto que a saúde vai ter no futuro das decisões da humanidade. Basicamente, tudo o que se toma de decisão hoje, no mundo inteiro, passa por uma decisão centrada em bem-estar, centrada na melhoria na qualidade de vida das pessoas”, destacou aos estudantes.

Júlio também enfatizou o valor das relações humanas. “A tecnologia vai permear muitas das nossas ações. Hoje temos machine learning, big data, tantas tecnologias, mas nada substitui as pessoas”, lembrou.