Cultura

Aluno da UPF visita empresa de produção de energia em Portugal

30/08/2016

09:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Representando a Universidade de Passo Fundo (UPF), o aluno do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF), engenheiro eletricista da Universidade, Rangel Casanova Daneli, visitou a Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, no município de Amareleja, em Portugal. Acompanhado pela Dra. Cláudia Lopes, ele conheceu o trabalho da empresa.

Segundo o aluno Rangel, a Central pertence à Acciona, com participação da Mitsubishi Corporation, e iniciou sua operação em 2008. Constituída por 2520 estruturas fotovoltaicas programadas para acompanhar automaticamente a trajetória do sol, totaliza a potência de 46,78 megawatt (MWp).

A estimativa de produção de energia anual é de 93 milhões de KWh, energia suficiente para alimentar 30 mil lares portugueses. De acordo com o estudante, a Central Fotovoltaica evita a emissão para a atmosfera de 89.373 toneladas de CO2 por ano, utilizando a geração de energia limpa. “A curva descendente do custo de produção de energia elétrica a partir de matrizes renováveis, e a preocupação com o alto nível de emissão de gases de efeito estufa estão aumentando o interesse do mundo sobre as fontes renováveis. A Central Solar Fotovoltaica de Amareleja demonstra que é possível colocar grandes projetos fotovoltaicos em operação, contribuindo significativamente na matriz energética do sistema elétrico”, destaca.

Para o professor Rodrigo Penz, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UPF, se as projeções de acréscimos de carga ao sistema elétrico nacional para os próximos anos se concretizarem, o Brasil sofrerá com carência na geração de energia elétrica e somente com gerações de energia elétrica oriundas das fontes alternativas é que se vislumbra passar por esta dificuldade prevista. “A busca de conhecimentos técnicos relativos as fontes de energias fotovoltaicas, junto à empresas que já estão em patamares técnicos elevados, possibilita um avanço imediato na promoção de ações desta natureza. Neste sentido, vê-se a Universidade de Passo Fundo como um possível potencial exemplo para estas ações no âmbito regional e estadual, visto da sua característica de promoção de conhecimentos. É importante que a consciência sobre o conceito e a aplicação das energias limpa parta de instituições de referências, e assim o exemplo seja seguido”, ressalta.