Cultura

Alice no espelho é o Livro do Mês de Maio

12/05/2017

16:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Encontros com a autora Laura Bergallo acontecem nos dias 29, 30 e 31 de maio

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebe neste mês de maio a escritora Laura Bergallo, autora do livro “Alice no espelho”. Com mais de 23 livros publicados, Laura é também jornalista, publicitária e editora de publicações científicas. Sua vinda à cidade integra a programação dos seminários do projeto Livro do Mês. As atividades acontecem nos dias 29, 30 e 31 de maio, são gratuitas e destinadas à comunidade acadêmica, à comunidade geral e às redes municipal, estadual e particular de ensino.

Para o público acadêmico, o encontro será na segunda-feira, 29 de maio, às 19h30min, no auditório do CET, Campus I da UPF. Para os alunos e professores da rede municipal de ensino, a atividade acontece na terça-feira, 30, às 9h, no Teatro do Sesc. Alunos e professores da rede estadual e particular de ensino encontrarão a autora na quarta-feira, 31, às 9h, também no Teatro do Sesc. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade em geral.

Sobre a obra
Ganhador do Prêmio Jabuti 2007 na categoria livro juvenil e selecionado para o catálogo da 44a Feira de Bolonha (Itália), Alice no espelho trata com delicadeza de um tema muito atual no universo dos jovens: a ditadura estética e suas consequências, como os transtornos alimentares, cada vez mais comuns entre os adolescentes.

No livro, Alice é uma adolescente que responde de maneira destrutiva aos problemas que é obrigada a enfrentar, como a ausência do pai, o qual ela não vê desde pequena. Gradativamente, Alice entra em um processo de anorexia e bulimia, e nem sua mãe, obcecada por ginástica e regime, nem sua avó se dão conta desse processo. Essa percepção só ocorre no momento agudo da doença. Mesclando a história de Lewis Carroll, a autora relata de maneira muito sensível, e numa linguagem atual e direta, um drama cada vez mais presente em nosso cotidiano.