Ensino

5º Seminário Nacional de Inclusão Digital será aberto para a comunidade

14/03/2018

16:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Cultura digital na educação será o tema desta edição. Programação terá oficinas, workshops, conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos

Em sua quinta edição, o Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid), promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital da Universidade de Passo Fundo (Gepid/UPF), chega com uma grande novidade: pela primeira vez, todas as atividades realizadas durante os três dias de evento serão gratuitas e abertas à comunidade. Com o tema Cultura Digital da Educação, as atividades do 5º Senid serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de maio, no Campus I da UPF. 

A novidade, segundo os organizadores, é uma forma de fomentar a questão da cultura digital e chamar a atenção das pessoas para a importância desse debate. “A gente quer criar um ecossistema criativo, em que as pessoas possam vir, experimentar coisas, passear, interagir com outras pessoas”, explica o coordenador do Senid, professor Adriano Canabarro Teixeira. 

Segundo Teixeira, a temática desta edição nasce da constatação de que as práticas criativas da era digital, além de colocar em xeque as instituições da era industrial - como a escola e a universidade -, impõem grandes diferenças na natureza dos produtos e processos criativos.  Em um mundo de informações digitais em fluxo, cada indivíduo pode criar seus momentos de aprendizagem sobre temas de seu interesse.  

Programação
Um dos destaques dessa programação é a segunda edição do Workshop de Cultura Digital na Educação que será realizado ao longo dos três dias de evento, durante os três turnos. Além disso, o Senid terá ainda uma conferência, no dia 8, com a professora Daniela Melaré Vieira Barros, da Universidade de Lisboa, Portugal, que vai falar sobre o tema “A importância dos estilos de aprendizagem na cultura digital de aprendizagem” e mesas redondas que devem tratar de diferentes temáticas. 

A programação ainda inclui, como nas edições anteriores, o Senid Junaj (voltado para alunos do Ensino Médio), o Senid Infano (para alunos do Ensino Fundamental), a I Etapa da 6ª olimpíada de Robótica Educativa Livre e o 2º Scratch Day UPF, além de oficinas, relatos experiência, lançamentos de livros e apresentação de artigos científicos. 

Entre as atividades paralelas, o Senid terá ainda o III Seminário de Inovações Educacionais, o I Workshop de Cultura digital para área de TI, o I Workshop sobre Metodologias Ativas, o II Encontro dos Grupos de Educadores Google do RS e o III Encontro dos Núcleos de Tecnologia Educacionais do Estado do RS. 

Mesmo com entrada livre, o público que tiver interesse em obter certificado de participação e o material do evento deverá realizar a inscrição para o evento. Essa inscrição pode ser feita em diferentes modalidades até o dia 30 de abril pelo site upf.br/agenda pelo link inscrições para eventos. A programação completa e todas as informações sobre o Seminário podem ser encontradas no site upf.br/senid