Esportes

Defesa "afiada" para confronto contra o Juventude

24/02/2017

15:15

Por: Departamento de Comunicação – ECPF/Assessoria de Imprensa

De oito gols marcados desde a pré-temporada do Passo Fundo, cinco foram de defensores

O Esporte Clube Passo Fundo, apoiado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), viajará nesta sexta-feira (24) até Bento Gonçalves, onde ficará concentrado para a partida válida pela 5ª rodada do Gauchão, contra o Juventude, no sábado (25), às 17h. Após enfrentar o Ypiranga e a dupla Gre-Nal, o tricolor terá pela frente outro dos mais tradicionais clubes do estado, e, para esse confronto, espera poder contar com um elemento surpresa que vem funcionando: a artilharia de seus defensores.

Desde a pré-temporada, o Passo Fundo já marcou oito gols. Desses, quatro foram marcados por jogadores com características defensivas e um teve a participação direta de um defensor. O zagueiro Juan Sosa marcou em duas ocasiões: contra o Caxias, fora de casa, e contra o Inter de Lages, no Vermelhão da Serra. Ambas, partidas amistosas. Já Jessé, primeiro volante da equipe, foi quem marcou o segundo gol na vitória de 2x0 sobre o Ypiranga, válida pela segunda rodada do Gauchão. E no último final de semana, quem abriu o placar na partida contra o Internacional foi o zagueiro e capitão Rodolfo Mól. Além dele, outro defensor teve papel importante no empate em 2x2: Saimon, que foi quem pressionou o colorado Eduardo Henrique, que acabou marcando contra aos 47 minutos da etapa final.

De acordo com Rodolfo Mól, esses números são resultados de muito treino e dedicação. “Quem nos acompanha no dia a dia vê o quanto o professor Paulo, junto da comissão técnica, trabalha isso. Eles vêm nos exigindo cada vez mais, cobrando nos treinamentos. Graças a Deus, os gols vêm saindo nos jogos. Isso é fruto de muito trabalho, não só de quem cabeceia, mas também de quem bate. É o Xaro, o Saldanha, o Mikael, todos que têm qualidade na bola parada e que nos ajudam muito”, declarou o capitão da equipe.

Para o treinador Paulo Porto, o bom aproveitamento na bola parada é essencial em um campeonato como o Gauchão. “Isso é estudado, conversado e trabalhado por nós, porque temos alguns parâmetros para seguir. dose houvesse um momento em que o Passo Fundo não tivesse um bom aproveitamento, a gente iria treinar até eles encherem a cabeça. A bola parada decide, especialmente em um campeonato que está se mostrando muito parelho. Então, isso é virtude do trabalho e treinamento deles”, explicou o comandante da equipe.

Para a partida contra o Juventude, o Passo Fundo não poderá contar com Xaro, expulso no jogo contra o Internacional. Ainda de acordo com Paulo Porto, a ausência do lateral/ponta é algo normal, já que disputam um campeonato curto. “A ausência do Xaro é algo natural dentro da competição. Teremos problemas de lesão, de cartões, mas temos um grupo que está preparado. Tem jogador aí se dedicando um monte, trabalhando muito para quando surgir oportunidade, e agora terá chance de jogar. Desfalque é um problema pelo qual todas as equipes passam”, afirmou. 

O trabalho de quinta-feira (23) foi fechado para a imprensa e, nele, Paulo Porto definiu a equipe que irá a campo no sábado. Na manhã desta sexta-feira (24), o Passo Fundo fez seu último treino antes da viagem, dessa vez, com os portões abertos. Para o confronto contra o Juventude, o time terá todos os jogadores à disposição.

Amistoso

Além da partida válida pelo Gauchão, a semana de Carnaval do Esporte Clube Passo Fundo continuará agitada. Um amistoso contra o São Luiz, em Ijuí, foi marcado para segunda-feira (27), às 20h15min. Esse confronto irá servir para atletas que não estão começando as partidas no Gauchão serem avaliados e terem movimentação de jogo.