Esportes

XII Campeonato Estadual de JKA de Karate-do inicia nesta sexta-feira (7)

06/04/2017

09:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução e Gelsoli Casagrande

Evento, que conta com o apoio da UPF, acontece em Carazinho, e terá a participação dos caratecas da Instituição, Augusto e Manuela Spessatto

O município de Carazinho, por meio da Academia Hitotsu Doju, sediará nesta sexta-feira e sábado, dias 7 e 8 de abril, no ginásio de esportes do Grêmio Aquático, o XII Campeonato Estadual de JKA de Karate-do, a ser realizado junto ao evento de comemoração dos 35 anos do caratê na cidade, através da academia Shinkukan. Também constituída de uma programação de cursos de aperfeiçoamento, a competição recebe o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF) e deve reunir cerca de 200 atletas da região sul do Brasil, dentre eles, os caratecas da Instituição, Augusto e Manuela Spessatto.

Augusto competirá em kata e kumite pela categoria 18 a 21 anos. O atleta tem treinado intensamente para a disputa. “Não parei de treinar em nenhum momento desde o início do ano. Me sinto bem preparado com relação ao campeonato. Acredito que conseguirei bons resultados”, comentou.

Sua irmã, Manuela, participa pela categoria adulta. “Além da competitividade, existe a parte emocional em ganhar. Estou voltando de uma lesão, e por isso, me sinto um pouco insegura, mas isso também serve como um motivo para eu me superar”, contou a carateca.   
   
A competição

As atividades iniciam já nesta quinta-feira, dia 6 de abril, na capital gaúcha, com o curso de Karate-do JKA, ministrado pelo Sensei Kazuo Nagamine, diretor técnico da JKA do Brasil. A formação teórica e prática acontece às 19h, no Lindóia Tênis Clube Travessa.

Na sexta-feira, 7 de abril, o curso será ministrado em Carazinho por Kazuo e pelo Shihan Mitsuo Inoue, presidente da JKA Sul-americana. Ele terá início às 19h30min, no ginásio de esportes do Grêmio Aquático, localizado na Rua Alexandre da Motta, 2040. Essa ação será dividida da seguinte forma: no ginásio A, a atividade é voltada para os caratecas das categorias faixas marrom a preta, sendo ministrada por Mitsuo; e, no ginásio B, a ação tem como público-alvo os atletas das categorias faixas branca a azul, e será coordenada por Kazuo.

Como forma de possibilitar a troca de conhecimento entre os convidados e os caratecas participantes, o curso seguirá no sábado, 8 de abril, pela manhã. A partir das 9h30min, no ginásio A do Grêmio Aquático, será a vez de o sensei Kazuo ministrar aulas para as categorias faixas marrom a preta, e, no ginásio B, o Shihan Mitsuo realiza trabalhos com as categorias faixas branca a azul.

Mais de três décadas de caratê

A abertura oficial do XII Campeonato Estadual de JKA de Karate-do está marcada para as 13h do sábado. A partir das 13h30min, terão início as competições das categorias juvenil, master, adulto e equipes, nas quais serão disputados katas e kumites. Segundo César Bortolotti, um dos organizadores do evento, o objetivo com a realização das atividades é celebrar os 35 anos da prática da arte marcial na cidade, introduzida no município pelo Sensei Alfredo Aires 7º Dan, atualmente presidente da Federação Sul-riograndense de Karate-do Tradicional (FSRKT) no estado. “De maneira geral, a importância do caratê em Carazinho tem como propósito auxiliar seus participantes na formação do caráter, dos princípios e valores. Além do corpo, a mente é trabalhada, por meio dos preceitos que o esporte ensina. Também é possível contribuir com a formação de atitudes, como respeito e amizade, de forma a buscar a integração entre crianças e adultos, e a ensinar o significado de cooperação, espírito de equipe e autocontrole, auxiliando, dessa forma, na formação de um cidadão de bem”, disse.

Ainda, conforme Bortolotti, o campeonato é uma oportunidade de a população conhecer sobre o caratê não só como uma arte marcial, mas como uma filosofia de vida, capaz de formar pessoas de caráter e valores.

Como participar?

Toda a comunidade pode prestigiar as competições. A entrada é gratuita, entretanto, os organizadores solicitam a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será encaminhado para uma entidade carente.