Esportes

Campeonato Estadual de JKA de Karate-do reúne mais de 200 atletas

10/04/2017

15:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Laisa Fantinel

Caratecas da UPF, Manuela e Augusto Spessatto foram campeões em kata e em kumite

O XII Campeonato Estadual de JKA de Karate-do foi realizado em Carazinho nos dias 7 e 8 de abril. Mais de 200 atletas representantes de 30 academias de toda a região Sul do país participaram das atividades do evento, que, além da competição, contemplou cursos de aperfeiçoamento ministrados pelo Sensei Kazuo Nagamine e pelo Shihan Mitsuo Inoue. Os caratecas da Universidade de Passo Fundo (UPF) Manuela e Augusto Spessatto sagraram-se campeões em kata e em kumite.

A atleta comemora as suas conquistas e a do irmão. “Nós dois treinamos juntos e obtivemos as mesmas colocações. Com certeza, o treino está no caminho certo. É um mérito por estarmos treinando os ‘3Ds’: disciplina, determinação e dedicação”, disse Manuela.

A mesma ideia é compartilhada por Augusto. “As vitórias são muito importantes, pois, por meio delas, obtive a classificação para o Brasileiro. Os resultados são frutos de treino e dedicação”, comentou.

Com os primeiros lugares, os caratecas conquistaram vagas na seleção gaúcha que deve disputar o Campeonato Brasileiro de 2018. O próximo evento esportivo de Manuela e Augusto, os quais treinam na Academia Spessatto Renshukan, é o XVIII Campeonato Brasileiro JKA, a ser realizado de 27 a 30 de abril, em Goiânia (GO). As vagas para compor a equipe do estado nessa competição foram garantidas no Estadual do ano passado.

Evento de comemoração

Realizado por meio da Academia Hitotsu Doju e contando com o apoio da UPF, o XII Campeonato Estadual de JKA de Karate-do teve como objetivo celebrar as mais de três décadas da prática da arte marcial na cidade, introduzida pelo Sensei Alfredo Aires. “São 35 anos de trabalho, que iniciei em Carazinho em maio de 1982. Acredito que uma das coisas mais importantes de todo esse tempo é a formação de pessoas no esporte, capaz de fornecer uma eficiente forma de defesa pessoal, beneficiando quem o pratica com um estilo de vida diferenciado”, relatou o Sensei.

Aires também destaca a disciplina como primeira característica da modalidade esportiva. “Ela pode ser aplicada em todas as idades. Crianças a partir de três anos aprendem pouco sobre a técnica do caratê, porém, o fascínio referente à arte marcial faz com que elas se tornem mais disciplinadas. Nos jovens, também são trabalhadas outras formas de desenvolvimento, e nos adultos, a parte disciplinar serve para resgatar coisas que a gente esquece. Penso que esse esporte é uma boa ferramenta educacional para ser utilizada como estilo de vida”, finalizou.