UPF Idiomas

9 dicas para aprender um novo idioma

02/02/2022

16:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Aprender um novo idioma (ou língua adicional) amplia as possibilidades de interação com pessoas do mundo todo, seja presencial, seja virtualmente. Desenvolve as capacidades cognitivas e interculturais do indivíduo, aumenta seu capital cultural, além de possibilitar a qualificação profissional. Esse conhecimento pode, ainda, facilitar que o outro conheça sua cultura e seu idioma. Em resumo, estudar um idioma diferente de sua língua materna contribui significativamente para o desenvolvimento geral do ser humano.

É importante estabelecer objetivos alcançáveis e realistas e manter-se aprendendo de forma contínua. “O aprendizado de um idioma não ‘tira férias’. Não se iluda com promessas de cursos rápidos e truques para aprendizagem mágica. Saber um idioma exige dedicação, foco e persistência. As línguas são dinâmicas, sempre temos algo novo para aprender e para ensinar”, salienta a coordenadora pedagógica do Escola de Idiomas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), professora Mariane Rocha Silveira.

E, obviamente, se tiver a oportunidade de realizar uma mobilidade acadêmica (intercâmbio) ou intercâmbio linguístico, não perca a chance. Lembrando que, para isso, precisa estar preparado. “O mais adequado é já ter estudado, no mínimo, em torno de 240 horas do idioma, para que a experiência internacional seja proveitosa e válida”, indica Mariane.

Hoje em dia, a internet e a tecnologia têm favorecido muito o aprendizado de idiomas, pois, além de realizar um curso, as possibilidades de interação e de uso real da língua estudada vêm aumentando a cada dia e das mais diversificadas formas. 

Confira 9 dicas para potencializar o seu aprendizado:

1 - Aproveitar ao máximo seu curso/aula, interagindo sempre que possível.
2 - Estabelecer uma rotina de estudos, além da sala de aula, dedicando-se 15 minutos diários em atividades diferenciadas de aprendizagem, no mínimo.
3 - Buscar se aproximar do idioma estudado, incluindo em seu dia a dia.
4 - Buscar formas prazerosas de estudar, de acordo com seu estilo de aprendizagem e seu tempo: músicas, séries, filmes, jogos, bate-papos, entre outras.
5 - Usar a tecnologia a seu favor: aplicativos no celular, plataformas de streaming, canais no YouTube, intercâmbio virtual, redes sociais.
6 - Utilizar sites de comunidades on-line e aprendizagem colaborativa, os e-pals: um amigo virtual que pode auxiliar em seu aprendizado, enquanto você ensina seu idioma. 
7 - Trocar as configurações de idioma dos aparelhos eletrônicos e redes sociais para o idioma que está estudando.
8 - Realizar leituras diárias de diferentes textos: notícias, anúncios, histórias, literatura em geral e/ou em sua área profissional. A leitura amplia o vocabulário e faz com que nosso cérebro aumente a compreensão sobre o idioma em questão.
9 - Adquira e desenvolva o hábito de escrever no idioma que está estudando: uma mensagem, um pensamento, uma anotação, um poema. 

- Assista ao vídeo e saiba mais!

Aprender um idioma pode mudar a sua vida
O Escola de Idiomas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) é uma ótima escolha para você aprender um novo idioma e ajudar a potencializar o seu aprendizado. As inscrições para os cursos de língua estrangeira estão abertas e são muitas opções para você escolher, que vão do inglês ao mandarim. Os cursos são organizados em programas com objetivos específicos para atender públicos de diferentes idades, níveis de conhecimento e metas. 

Programas e cursos oferecidos
- Programa Comunicação com Mundo (para adultos) - Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão, Francês, Japonês e Mandarim.
- Programa Idiomas para Cidadania Global (para adolescentes e jovens adultos) - Inglês 
- Programa “Unidad: de América Latina al Mundo” - Espanhol (para intercâmbio) 
- Programa Línguas e Culturas de Herança - Hunsrik, Polonês e Talian.
- Programa Idiomas para fins acadêmicos: curso de proficiência para pós-graduação no Brasil: Alemão, Espanhol, Inglês e Italiano; Escrita Acadêmica - Inglês. 
- Língua Brasileira de Sinais (Libras)
- Programa de cursos in-company

Matricule-se!
As matrículas podem ser feitas até o dia 5 de março. As aulas iniciam no dia 7 de março e podem ser feitas na modalidade presencial ou on-line. As aulas presenciais ocorrem no prédio do Centro de Educação em Tecnologia (CET), localizado no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF), ou on-line, com horários diferenciados, das 8h às 21h30min. As inscrições podem ser realizadas por meio do telefone ou WhatsApp (54) 3316-8510. Mais informações pelo e-mail upfidiomas@upf.br ou site www.upf.br/upfidiomas.