Geral

Um debate sobre a preservação da vida

04/09/2019

17:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

VI Semana do Conhecimento da UPF promove Cine Ser abordando questões relacionadas ao Setembro Amarelo

Um debate sobre a vida, sobre os desafios e sobre a importância de observar e escutar um parente, um amigo ou mesmo um desconhecido quando estiver em uma situação de perigo e estresse. O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, segundo dados de 2015 do Ministério da Saúde. Esse é um problema que causa mais mortes do que a Aids e do que muitos tipos de câncer, porém, pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. Nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, a VI Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu o Cine Ser, atividade que integra as ações do Setembro Amarelo – mês mundial de prevenção do suicídio –, que foi criado com o objetivo de chamar a atenção para o problema no Brasil.  

O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), onde a temática foi abordada por meio do documentário “A Ponte”.  O evento contou com a presença do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, e com a participação dos debatedores: professora Dra. Ciomara Benincá (Psicologia); professor Me. Cláudio Wagner (Medicina) e professor Me. Marcelo Doro (Filosofia). 

De acordo com o vice-reitor é muito importante que a comunidade possa debater sobre esse assunto durante a Semana do Conhecimento. “Essa é mais uma dentre as tantas atividade que estão sendo oferecidas a toda a comunidade durante a Semana do Conhecimento, que tem movimentado o Campus sob vários aspectos, sejam com os estudantes, funcionários, professores, e isso é altamente enriquecedor para toda a comunidade acadêmica”, disse Silva.

Conforme a professora Dra. Ciomara Benincá, todos somos responsáveis e podemos fazer a diferença em um momento de desespero de alguém. “A proposta do evento é proporcionar à comunidade acadêmica e à comunidade em geral um momento para se discutir sobre o fenômeno do suicídio. O documentário ‘A Ponte’ é somente uma forma de introduzir o tema, proporcionando que as pessoas se manifestem, tragam suas dúvidas, conversem com os nossos convidados”, afirmou. 

A atividade é realizada em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e com projeto Clínica de Estudos, Prevenção e Acompanhamento à Violência (Cepavi/ UPF). 

Confira a programação do Setembro Amarelo UPF:
 

Palestra – 4 de setembro – 19h
Também nesta quarta-feira,  dia 4 de setembro, a partir das 19h, ocorre uma palestra com a temática “Medicina, espiritualidade e o CVV (188) no combate ao suicídio”. O evento é realizado pela União Espírita de Passo Fundo e conta com o apoio da Faculdade de Medicina (FM). A palestra é gratuita, ocorrerá no auditório da FM, Campus II UPF, e será conduzida pelo professor Dr. Jorge Salton, que falará sobre “A Medicina e o combate ao suicídio”; por Carlos Nunes, que apresentará “O atendimento voluntário por meio do telefone 188 CVV”; e por José Luis Luvizetto Terra, que abordará “A espiritualidade e o combate ao suicídio”. 

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – 10 de setembro – 19h30min
No dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, ocorre, a partir das 19h30min, a “III Mesa Redonda: Suicídio”, no auditório da Faculdade de Medicina (FM), com a temática “Vamos falar sobre o suicídio?”. O evento contará com a presença da Me. Bruna Chaves Lopes, do Dr. José Saraiva, do Me. Jorge Alberto Salton, da Dra. Ciomara Benincá e de Ana Luíza Funghetti.

O evento é promovido pela Faculdade de Medicina (FM), por meio da Liga Acadêmica de Medicina Legal (Lamel), e pela Liga de Saúde Mental Lisam-HCPF. O investimento para participar do evento é de R$ 10,00. Os presentes receberão certificado e participarão de um coffee break. As inscrições devem ser realizadas neste link.