Geral

Chamada para a vida: UPF realiza atividades alusivas ao Setembro Amarelo

03/09/2019

16:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Voluntários do Centro de Valorização da Vida prestam informações sobre o Setembro Amarelo no Campus I

O movimento Setembro Amarelo – mês mundial de prevenção do suicídio – foi criado com o objetivo de chamar a atenção para um problema de saúde pública no Brasil, que são os suicídios. A VI Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF) está promovendo ações com o objetivo de fomentar o debate e a reflexão sobre o suicídio e a depressão. As atividades são desenvolvidas em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV). Nesta terça-feira, 3 de setembro, foi instalada uma tenda do CVV em frente ao Centro de Convivência, Campus I UPF, onde voluntários do Centro estão prestando esclarecimentos, distribuindo materiais de divulgação e realizando plantão de escuta a quem deseja conversar. 

De acordo com a professora Dra. Ciomara Benincá, que atua como presidente do Núcleo de Apoio à Vida (NAVIPAF), o CVV é uma instituição fundada em São Paulo, em 1962, que desde 2015 mantém com o Ministério da Saúde um termo de cooperação para a implantação de uma linha telefônica gratuita nacional de prevenção do suicídio: o 188.

Conforme a professora, é muito importante o engajamento de instituições de ensino como a UPF na campanha. “O Setembro Amarelo especialmente em uma instituição de ensino tem o objetivo de tornar os jovens mais atentos para questões relativas à valorização da vida, especialmente para prevenção do suicídio. Infelizmente, o RS historicamente está em primeiro lugar em todas as estatísticas de suicídio no Brasil, e, considerando as estatísticas dos últimos cinco anos, o número de suicídios entre os jovens aumentou 24%. Instituições como a UPF têm uma responsabilidade muito grande no sentido de promover ações voltadas ao bem-estar dos estudantes e da comunidade e especialmente à saúde mental de uma maneira geral”, destacou. 

Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Nesses canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 2.400 voluntários, localizados em 19 estados. 

Confira a programação do Setembro Amarelo:

Cine Ser – 4 de setembro – 14h
No dia 4 de setembro, às 14 horas, na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), ocorre o Cine Ser, com o documentário “A Ponte”. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Após a exibição do filme, a professora Dra. Ciomara Benincá (Psicologia), o professor Me. Cláudio Wagner (Medicina) e o professor Me. Marcelo Doro (Filosofia) conversarão com os presentes, contribuindo para a desmistificação do assunto do suicídio e da sua prevenção. 

Palestra – 4 de setembro – 19h
Também no dia 4 de setembro, a partir das 19h, ocorre uma palestra com a temática “Medicina, espiritualidade e o CVV (188) no combate ao suicídio”. O evento é realizado pela União Espírita de Passo Fundo e conta com o apoio da Faculdade de Medicina (FM). A palestra é gratuita, ocorrerá no auditório da FM, Campus II UPF, e será conduzida pelo professor Dr. Jorge Salton, que falará sobre “A Medicina e o combate ao suicídio”; por Carlos Nunes, que apresentará “O atendimento voluntário por meio do telefone 188 CVV”; e por José Luis Luvizetto Terra, que abordará “A espiritualidade e o combate ao suicídio”. 

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – 10 de setembro – 19h30min
No dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, ocorre, a partir das 19h30min, a “III Mesa Redonda: Suicídio”, no auditório da Faculdade de Medicina (FM), com a temática “Vamos falar sobre o suicídio?”. O evento contará com a presença da Me. Bruna Chaves Lopes, do Dr. José Saraiva, do Me. Jorge Alberto Salton, da Dra. Ciomara Benincá e de Ana Luíza Funghetti.

O evento é promovido pela Faculdade de Medicina (FM), por meio da Liga Acadêmica de Medicina Legal (LAMEL), e pela Liga de Saúde Mental LISAM-HCPF. O investimento para participar do evento é de R$ 10,00. Os presentes receberão certificado e participarão de um coffee break. As inscrições devem ser realizadas neste link