Extensão

UPF contará com GreenOffice

11/05/2021

15:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Imprensa UPF

Centro Acadêmico de Sustentabilidade será o primeiro no Brasil e atuará no envolvimento da comunidade acadêmica em ações de sustentabilidade

A Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma das três instituições do Brasil a receber o projeto Climate-U – Transformando Universidades para as Mudanças Climáticas. A ação, fruto da parceria entre Reino Unido, Brasil, Quênia, Moçambique e Fiji, visa aumentar a contribuição das universidades para lidar com as mudanças climáticas. Para isso, por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng), a UPF passa a contar com um GreenOffice. O Centro Acadêmico de Sustentabilidade - Green Office UPF está sendo estruturado e contará com a participação da comunidade acadêmica para desenvolver e colocar em prática atividades de sustentabilidade para o Campus.

Segundo a professora Dr. Luciana Brandli, que é a idealizadora do escritório, o projeto é resultado da qualidade das pesquisas desenvolvidas no Programa, bem como das boas relações criadas. Ela destaca que, no Brasil, a UPF foi convidada a liderar o projeto, que envolve também a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Pará. De acordo com ela, a principal ação deste projeto em cada uma das universidades é o desenvolvimento de uma pesquisa ação-participativa para promover aprendizado e transformação social. “Trata-se de um projeto sem fins lucrativos para inspirar alunos e funcionários e mobilizar suporte institucional para apoiar projetos e iniciativas de sustentabilidade. O Movimento GreenOffice vem atuando há 10 anos e possui mais de 50 escritórios distribuídos em 9 países. Hoje esse modelo é reconhecido como vencedor do Prêmio Unesco-Japão de Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, explica.

Um dos pontos fortes do projeto é a atuação acadêmica, uma vez que a equipe principal é formada por estudantes, da graduação, mestrado e doutorado. Entre as ações, serão feitos workshops, organização da Semana do Clima, fomento de editais para pesquisadores e promoção de capacitações para estudantes e funcionários. As ações do GreenOffice serão focadas tanto no público interno da UPF como na comunidade externa. 

A equipe que atuará na coordenação do escritório é composta pela professora Luciana, juntamente com as mestrandas Andréa Silveira Netto Nunes e Giovana Reginatto, a doutoranda Janaína Mazuti e a pós-doutoranda Amanda Lange Sálvia. De acordo com elas, o GreenOffice pretende ser um espaço para promover um aumento da colaboração entre os acadêmicos, a vivência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o engajamento em atividades. 

Quer fazer parte? Fique ligado

O grupo já está organizando o primeiro edital para participação acadêmica. Por meio dele, os estudantes poderão participar de um concurso para a criação da logomarca do escritório. As regras e orientações serão divulgadas em breve.

O vencedor receberá um kit especial com shampoo e condicionador em barra, uma ecobag, um canudo metálico com a logo vencedora e outros produtos ecológicos. Além disso, o vencedor também ceberá um certificado de horas e um vale compras para material escolar.

O grupo já está no Instagram e as ações podem ser acompanhadas no perfil.