Extensão

Dia Mundial Sem Carro acontece neste domingo (29) em Passo Fundo

27/09/2019

17:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Diversas atividades integram a programação do evento, que visa chamar a atenção da população sobre os malefícios da poluição veicular

As atividades do Dia Mundial Sem Carro em Passo Fundo acontecem neste domingo, dia 29 de setembro, das 14h às 19h, no Parque da Gare, encerrando as atividades da Semana Nacional do Trânsito. Promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), o evento contará com diversas atividades, as quais serão concentradas na Avenida Sete de Setembro, em frente ao Parque da Gare, que estará fechada para o trânsito para veículos. 

De acordo com a coordenadora do evento, professora Me. Eliara Riasyk Porto, o cronograma prevê pista de trânsito infantil, passeio de bike dupla, brincadeiras para crianças, compartilhamento de bicicletas, aulas de dança, entre outras atividades. 

Atividade promove a reflexão sobre a poluição causada pelos veículos
De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Civil da UPF, professora Dra. Luciana Brandli, há trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Gestão da Infraestrutura e Meio Ambiente da Universidade relacionados à poluição causada pelos veículos. O primeiro estudo, realizado em 2014, foi uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGCEng), da estudante Denise Daris.

O segundo estudo, realizado em 2018, foi o Trabalho de Conclusão de Curso de uma acadêmica do curso de Engenharia Ambiental, Janaina Mazutti. “No trabalho desenvolvido em 2014, o objetivo era avaliar a poluição do ar oriunda do tráfego urbano em Passo Fundo. Para isso, alguns sensores da qualidade do ar foram instalados ao longo da Avenida Brasil e no Campus I da UPF, para fins de comparação. Os poluentes monitorados foram Ozônio (O3) e Dióxido de Nitrogênio (NO2). Também foi um objetivo do trabalho a proposição de diretrizes para auxiliar a gestão urbana a tornar o tráfego em Passo Fundo mais eficiente e, assim, mais sustentável”, comentou a professora. 

No trabalho mais recente, de 2018, segundo a professora, o objetivo era monitorar a qualidade do ar em dois pontos do Campus I da UPF no contexto de um smart campus, disponibilizando as informações referentes ao Índice de Qualidade do Ar de forma acessível aos frequentadores e demais interessados. Para isso, foram utilizados sensores automáticos que enviavam dados em tempo real. “Os poluentes monitorados foram dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2) e monóxido de carbono (CO). Em ambos os trabalhos, o que se pretendia era avaliar em que nível se encontrava a qualidade do ar, se era afetada pelo tráfego urbano e quais as alternativas para reduzir essa forma de poluição”, disse.

Poluição em Passo Fundo 
Conforme a professora, a pesquisa identificou que na cidade de Passo Fundo os níveis de poluentes oriundos do tráfego urbano encontravam-se em um nível “aceitável”, dentro dos padrões recomendados pela legislação. “Ainda assim, é necessário que ações de conscientização sejam tomadas, pois a frota de veículos aumentou desde 2014, quando foi realizada a pesquisa e, talvez, hoje, os resultados mostrem uma realidade diferente. Quanto ao Campus I da UPF, a pesquisa identificou a grande diferença entre o ponto com grande fluxo de veículos, uma parada de ônibus, e o ponto com menor exposição ao tráfego, parte externa do Centro de Convivência. Na maior parte do tempo, no ponto exposto ao tráfego, foi identificada uma qualidade do ar “Moderada” enquanto que no ponto com menor exposição foi identificada uma qualidade do ar “Boa””, informou.

Além disso, a pesquisa apontou como o grande tráfego em horários de pico do fluxo de veículos foram os horários em que a qualidade do ar se encontrou mais baixa, chegando a indicar “qualidade do ar pobre”. 

Desafios a serem enfrentados  
Os problemas de mobilidade são decorrentes do fato de que a grande maioria das cidades não foi planejada para o grande crescimento populacional. Conforme a professora Luciana, esse é um desafio enfrentado pela gestão pública e por toda a sociedade. “Pelo fato de vivermos em cidades que foram planejadas para favorecer o deslocamento por automóveis, o grande desafio é conscientizar tanto os cidadãos quanto os gestores públicos para a necessidade em serem disponibilizadas formas alternativas de transporte”, pontuou. 

Entre as sugestões levantadas pelos trabalhos das estudantes estão a reflexão sobre a circulação de veículos, priorizando os meios não motorizados e de transporte coletivo, reconhecendo a importância do deslocamento dos pedestres. “Além disso, é importante conscientizar os tomadores de decisão e os próprios cidadãos de que as escolhas de mobilidade impactam muito a qualidade de vida, em especial a qualidade do ar que respiramos”, finalizou a professora.

O Dia Mundial sem Carro é promovido pelo Grupo de Estudos em Mobilidade MOVE UPF, pela Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), em conjunto com a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), e conta com o apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Passo Fundo, dos cursos e dos projetos de extensão da UPF e de diversas empresas.