Linhas de pesquisa e projetos

Área de concentração


O PPGEng tem área de concentração em Infraestrutura e Meio Ambiente, a qual tem o escopo e a escala de discutir as problemáticas da infraestrutura e do meio ambiente envolvendo a agenda urbana em âmbito local, regional, nacional e internacional. Busca-se criar as condições adequadas à solução das principais questões de impacto humano e ambiental, a partir da articulação entre pesquisa e desenvolvimento sobre o espaço construído (infraestrutura) e o espaço natural (meio ambiente). Esta questão está presente nas discussões acadêmicas e profissionais em diversas áreas do conhecimento, mas é especialmente relevante na área das Engenharias. Dessa forma, entende-se como infraestrutura a área da engenharia ligada à implantação e manutenção de sistemas que ofereçam suporte aos assentamentos humanos e às atividades produtivas, englobando projeto, implantação e gerenciamento de sistemas e subsistemas da infraestrutura urbana e regional.

Entende-se como meio ambiente a área da engenharia que trata do território natural, modificado pelas atividades socioeconômicas, cuja reconfiguração topográfica, vegetal, mineral e espacial provoca alterações danosas ao desenvolvimento da vida e à preservação das espécies e dos sítios naturais, exigindo controle e soluções tecnologicamente adequadas. Cabe enfatizar que a infraestrutura e o meio ambiente são tratados como aspectos que se complementam, e não como abordagens estanques. A inter-relação que se estabelece entre infraestrutura e meio ambiente é o cerne da proposta do PPGEng, estimulando-se ideias e proposições em torno do tema sustentabilidade.

Linhas de Pesquisa

 

1 - Gestão da Infraestrutura

A linha de pesquisa atua na análise do desempenho e da sustentabilidade de diferentes sistemas de infraestrutura, com foco no planejamento urbano e ambiental, mobilidade urbana, resiliência urbana, cidades inteligentes, eficiência energia, habitabilidade e desenvolvimento de novos procedimentos para o gerenciamento da infraestrutura. Ainda, desenvolve projetos alinhados às premissas e atendimento aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).

 

2 - Estruturas da Infraestrutura

A linha de pesquisa busca desenvolver metodologias para a análise, dimensionamento e otimização de estruturas relacionadas a projetos de infraestrutura. Através de processo tanto teóricos como experimentais, busca estudar o comportamento de estruturas visando compatibilizar a economia com o desempenho ambiental e social, ao longo de sua vida útil.


3 - Desenvolvimento de processos aplicados ao tratamento de ar, água, efluentes e solos

A linha de pesquisa busca desenvolver processos para o tratamento de ar, água, efluentes ou solos que envolvam o desenvolvimento de novos materiais, as técnicas de separação por membranas, os processos de oxidação avançada, a adsorção e o uso de microrganismos e biocompostos em processos de biorremediação, de forma a minimizar os impactos da ação antrópica sobre o meio ambiente.


4 - Geotecnia e desenvolvimento de materiais aplicados a infraestrutura e meio ambiente

A linha de pesquisa envolve estudos científicos e aplicações tecnológicas de conceitos da área de geotecnia na solução inovadora e sustentável de problemas ambientais relacionados às obras e sistemas de infraestrutura urbana e regional. Adicionalmente, envolve estudos focados no desenvolvimento de materiais alternativos para aplicação em sistemas de proteção ambiental e de infraestrutura, com foco na sustentabilidade.

 

INSCREVA-SE