Extensão

A Universidade como espaço de prática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

29/11/2021

11:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A extensão universitária e a sua relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pautaram o XXVIII Encontro Nacional e XXIII Assembleia Nacional do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária (ForExt). As ações da Universidade de Passo Fundo (UPF) foram apresentadas pela professora Dra. Luciana Brandli, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental e do Green Office – Centro Acadêmico de Sustentabilidade da UPF.

Brandli participou da Mesa Redonda “Integrando os objetivos dos ODS à extensão universitária”. Na oportunidade ela abordou as contribuições da Universidade para a concretização dos ODS e da Agenda 2030, citando, como exemplos, as ações desenvolvidas dentro do Campus, como mateadas, interação com a comunidade, trilhas e espaços de confraternização.

Segundo a professora, apenas com o projeto Feira Ecológica, a UPF atua, de forma direta nos Objetivos 2, 5, 8, 10, 11 e 12. Outra movimentação que concretiza vários objetivos é o Dia Mundial Sem Carro, que tem foco na Saúde e Bem-Estar, Mudanças Climáticas e Qualidade de Vida. 

Além destes, Luciana citou o projeto UniverCidade Educadora, que promove a educação sustentável pela cidade e o Green Office, que se propõe a ser um espaço para potencializar as ações dos estudantes, permitindo ainda mais autonomia da comunidade acadêmica. “As instituições são importantes na implementação dos ODS uma vez que são formadoras de opinião e das pessoas que irão atuar no mercado no futuro. Independente da área de atuação, hoje o profissional precisa pensar no planeta como algo finito, que precisa do cuidado no agora, não para frente. Neste sentido, temos a vida universitária, já incorporando ações dentro do próprio Campus”, pontuou.