Sobre

O PPGEdu iniciou suas atividades em 1997 na modalidade de mestrado, e, em 2012, instalou também o curso de doutorado. A implantação do doutorado intensificou a meta da busca pela excelência acadêmica, com primazia à reflexão dos aspectos epistemológicos e metodológicos que sustentam a formação do sujeito pesquisador, na perspectiva dos Fundamentos Educacionais, dos Processos Educativos e Linguagem e das Políticas Educacionais.

O PPGEdu/UPF se caracteriza pela estrutura e gestão colegiada, acreditando que a forma coletiva de produção do conhecimento é mais eficiente epistemologicamente, como processo de validação do próprio conhecimento, e mais correta, do ponto de vista ético, ao proporcionar melhores condições para a formação responsável e comprometida do sujeito pesquisador. 

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação do PPGEdu/UPF, concebidos como lócus de investigação sistemática e especializada da problemática educacional, orientam-se pela seguinte questão: o que significa formar novas gerações em um contexto social complexo e plural, marcado por formas pós-metafísicas de pensamento, entrelaçadas com traços metafísico-teológicos de formação humana? No intento de conseguir respostas, o Programa fomenta uma formação pedagógica, analisada em sua origem, natureza, organização e finalidades, tomada pela ótica de seus fundamentos constitutivos (suas diferentes formas de racionalidade e justificação), do processo educativo (suas formas de produção e organização didático metodológicas em diversos espaços de sociabilidade) e das políticas educacionais (seus objetivos, legislação e estratégias de avaliação).

O PPGEdu/UPF, pautado pelos princípios que norteiam o desenvolvimento da pós-graduação brasileira, visa aperfeiçoar cada vez mais a formação qualificada de pesquisadores que possam contribuir com o desenvolvimento econômico e humano do país, acreditando que o investimento sério na qualificação intelectual dos indivíduos é uma estratégia consistente para alinhavar um projeto de país alicerçado no espaço público democrático e na justiça social.