Objetivos

O PPGEdu da UPF tem como seu objetivo geral contribuir para que a comunidade regional e o país se desenvolvam e se tornem sociedades mais justas e democráticas, especialmente por meio do desenvolvimento da produção do conhecimento e da pós-graduação, comprometidos em formar o espírito investigativo e a docência em nível superior qualificada das novas gerações, com excelência acadêmica e responsabilidade social.

Seus objetivos específicos, por sua vez, consistem em:

a) contribuir na formação de excelência dos sujeitos pesquisadores, capazes de pensar por conta própria e de se apropriar criativamente de diferentes tradições intelectuais, habilitando-os também a compreender ética, estética e epistemologicamente o contexto socionatural em que vivem.

b) contribuir para a formação de docentes de alto nível para as redes de ensino, possibilitando-lhes condições epistemológicas e metodológicas para que possam investigar e intervir de modo qualificado na problemática educacional. Trata-se de contribuir aqui na transformação de professores em sujeitos pesquisadores.

c) investigar modelos de racionalidade e formas de justificação subjacentes às teorias educacionais e à formação pedagógica, visando analisar suas implicações para a organização do ensino e para o estabelecimento de políticas educacionais públicas.

d) investigar a dimensão simbólica da formação pedagógica, tomando-a em seu aspecto organizativo metodológico e compreendendo-a como práxis interativa de sujeitos constituídos histórica e socialmente.

e) pesquisar a natureza complexa e plural das sociedades contemporâneas, analisando as novas formas de configuração assumidas pelo Estado, pelo fenômeno do multiculturalismo e da intercultura e pela descentração da autoridade, e buscando visualizar suas implicações para pensar a questão da relação pedagógica entre educador e educando e, de modo especial, a construção de políticas educacionais destinadas à formação de educadores.

f) inserir a formação do sujeito pesquisador na perspectiva interdisciplinar, intercambiando experiências investigativas com outros grupos interinstitucionais de pesquisa, nacionais e internacionais.

O objetivo geral e os objetivos específicos sintetizam os temas e problemas de investigação que constituem as três linhas de pesquisa do PPGEdu, cruzando-as transversalmente e ganhando objetividade na produção intelectual dos professores e alunos, sobretudo nos ensaios acadêmicos e nas dissertações e teses. Também estreitam e orientam a relação pedagógico-formativa que se constrói entre professores e alunos, tornando o desenvolvimento do espírito investigativo um desafio a ser perseguido constantemente.

Em síntese, o trabalho do PPGEdu visa possibilitar a mais sólida e consistente formação do professor-pesquisador, que, ancorada na pluralidade de aspectos éticos, epistemológicos e metodológicos, é tendencialmente mais eficaz e adequada será sua ação nos ambientes educacionais e sociais em que está inserido.

INSCREVA-SE