Infraestrutura
O PPGEdu conta com uma infraestrutura que envolve prédio próprio com mais de mil metros quadrados e anexo ao IHCEC. Esse prédio contempla as necessidades acadêmico-pedagógicas de funcionamento da secretaria, coordenação, Linhas de Pesquisa (uma sala para cada Linha), salas para reuniões para grupos de pesquisa, salas de aula (duas específicas para o PPGEdu), sala para os pós-graduandos, espaço individual de estudos para o corpo docente e discente (quatro salas de estudo/orientação) e um auditório para eventos (capacidade para 70 pessoas), incluindo realização de bancas de defesa de dissertações e teses. As instalações estão em uso desde março de 2017 e foram financiadas pelo FINEP.
Além desse espaço, o PPGEdu compartilha com a unidade mais 12 salas de aula, 5 salas de reuniões, uma secretaria geral e cozinha, tudo isso localizado no IHCEC. Esses espaços são equipados com internet de boa qualidade, ar-condicionado, mobiliário adequado como cadeiras confortáveis, mesas de trabalho e armários, lousa digital em uma das salas de aula, projetores em todas as salas de aula, sendo todos locais arejados e de fácil acesso.
Toda a infraestrutura conta com acesso para pessoas com deficiência, com piso e descrição dos ambientes de forma tátil e elevadores, bem como espaço para cadeirantes nas salas, auditório, laboratórios e biblioteca. Além disso, o SAEs, disponibiliza intérprete de libras sempre que solicitado e a biblioteca disponibiliza dois computadores para pessoas portadoras de necessidades especiais.
Laboratório de Informática
A UPF possui uma Central de Laboratórios de Informática - LCI (1.477m2), que é administrado pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI). O PPGEdu se serve desta estrutura para o desenvolvimento de pesquisa dos mestrandos e doutorandos e para atividades de aulas especialmente nas disciplinas que envolvem tecnologia digital. O LCI dispõe de 17 salas, com um total de 547 computadores, contando também com um laboratório de equipamentos Macintosh, proporcionando diferentes alternativas de sistema operacional e software. A Universidade tem contratos de licenciamento corporativo de software com as principais empresas do mercado, como Microsoft, Oracle, Adobe, Siemens (CAD), Corel, entre outras. Esses contratos garantem a atualização constante desses softwares e proporcionam aos discentes e docentes a experiência de utilização das melhores e maiores soluções do mercado nesse segmento. Em alguns casos, os contratos contemplam a utilização desses softwares nos equipamentos pessoais dos discentes e docentes.
Na recepção do LCI, há duas impressoras laser de grande porte, Ricoh Aficio AP900 (90ppm) e Ricoh Aficio SP9100DN (90ppm), conectadas ao servidor de impressão para atender às impressões dos usuários. No corredor do laboratório, há três computadores para acesso rápido à internet e também para impressão. Todas as salas do LCI são climatizadas e possuem projetores multimídia. Os computadores são atualizados constantemente, conforme a necessidade. Todos os equipamentos estão interligados através de uma rede com servidores Linux, e têm acesso à internet. O principal sistema operacional utilizado nas estações de trabalho é o Windows 7.
Contato: lci@upf.br
Brinquedoteca
A Brinquedoteca é considerado um laboratório de ensino (247,94 m2) que foi construído com recursos provenientes do BNDES e em funcionamento desde 2010. Está localizada ao lado do prédio do PPGEdu e disponibiliza espaços diferenciados e organizados para recebimento de crianças, bem como para realização de atividades didático-pedagógicas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia e em pesquisas dos mestrandos e doutorandos do PPGEdu.
Nesse espaço há uma sala para projeções, uma sala para trabalho de investigação individualizado ou de grupo e um amplo espaço para atividades e exposições. A Brinquedoteca recebe visita de crianças de escolas envolvidas em projetos de extensão e com o PIBID.
Biblioteca
A Rede de Bibliotecas dispõe de nove unidades espalhadas pela estrutura multicampi à disposição da comunidade, que pode usufruir dos espaços para além do empréstimo de livros. Com área física total de 3076,32m², a rede conta com a Biblioteca Central, localizada no Campus I e próxima ao PPGEdu, dispondo de: 280 acomodações para estudo; quatro ambientes para estudos individuais; duas salas com cabines semiprivativas; oito salas fechadas para estudo em grupo; e mais dois ambientes, totalizando 170 lugares. Na Biblioteca Central são disponibilizados equipamentos que viabilizam o acesso aos acervos virtuais, incluindo o empréstimo local de dispositivos móveis (Chromebook). Conta com Auditório para 140 pessoas e infraestrutura para apresentação de vídeos e teleconferência, 12 computadores para acesso à internet e digitação de trabalhos, sendo dois deles destinados a portadores de necessidades especiais.
Toda rede de bibliotecas possui um sistema informatizado (Pergamum) e oferece amplo acesso à internet, inclusive via wireless, permitindo consulta ao catálogo e ao acervo físico e virtual, reserva e renovação de livros por meio da internet. Além do acervo físico, a Rede disponibiliza três bibliotecas virtuais – Biblioteca Universitária Pearson, Minha Biblioteca e EBSCO eBooks. O acervo dessas bibliotecas é composto de livros acadêmicos, cujo texto é disponibilizado na íntegra. Contém ferramentas avançadas de pesquisa, marcadores de páginas, anotações e impressões de páginas. O acervo digital é atualizado sempre que há uma nova edição e pode ser acessado de qualquer computador com acesso à internet. Em 2024, o acervo virtual reúne cerca de 280 mil títulos. O acesso às obras está disponível no site da Rede de Bibliotecas da UPF.
A Rede de Bibliotecas mantém assinaturas impressas e/ou eletrônicas correntes de periódicos. A maioria dos periódicos estrangeiros são acessados por meio do Portal de Periódicos da CAPES. A UPF está integrada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e, dessa forma, participa da Rede Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), por meio da qual disponibiliza mais de 509 bases de dados, entre texto completo e/ou referenciais. Além disso, disponibiliza acesso a bases de dados através do Portal de Periódicos CAPES, para todos os usuários vinculados à Universidade.
O acervo da área de Educação soma 13.668 títulos e 31.463 exemplares, sendo que na Biblioteca Central são 6.416 títulos e 15.739 exemplares, e 3.009 títulos e 5.641 exemplares na Biblioteca do Centro de Documentação. Além disso, no link Acervo Virtual- Livre – Base de Dados, a UPF disponibiliza acesso a várias bases de dados e alguns portais, dentre eles os mais próximos da área de Educação são: ProjectMuse; SAGE Journal; ScienceDirect; SpringerLink; Wiley. Cabe destacar que a UPF por possuir programas com conceito 5 dá acesso a periódicos disponibilizados pela CAPES.
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UPF está integrada ao sistema de informação de teses e dissertações das instituições de ensino e pesquisa do Brasil, coordenado pelo IBICT. Com a BDTD os trabalhos de mestrado e doutorado produzidos na instituição são difundidos em âmbito nacional, proporcionando maior facilidade de acesso e visibilidade à produção científica e pesquisadores da UPF.
Acesso: https://www.upf.br/biblioteca
UPF Online
O PPGEdu conta o espaço da UPF Online que possui uma área de 342 m2. Sua infraestrutura conta com um auditório (68 pessoas), uma sala de reuniões (12 pessoas), duas salas de tutoria (capacidade para 4 pessoas cada), três salas de videoconferência (25 pessoas cada), uma estação de trabalho para oito pessoas, onde atuam os técnicos que auxiliam no funcionamento da UPF on line, sala de convivência (20 pessoas), além de um estúdio para gravação e editoração de vídeos, os quais possuem equipamentos de videoconferência de última geração, dentre eles, o Cisco Sparkboard, um quadro branco digital e interativo que possibilita ao professor compartilhar em tempo real os conteúdos com seus alunos. Contempla, ainda, em seus espaços físicos, as salas do Centro de Interação Virtual da Pós-Graduação (CIVPG), cujos equipamentos foram adquiridos com recursos obtidos através do Edital FAPERGS/CAPES 03/2018. Esses espaços estão equipados com ar-condicionado e diferentes instrumentos de trabalho, como computadores (com acesso à internet de boa qualidade), lousa digital, equipamentos para videoconferências, equipamentos para trabalhos de campo (filmadoras, gravadores, projetores).