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UPF é representada em congresso na Colômbia

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Docentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), além de acadêmicos e professores do curso de Física da Universidade de Passo Fundo (UPF), participaram do VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciências, dedicado à formação de professores para a consolidação de sociedades sustentáveis. Na oportunidade, o grupo que representou a UPF apresentou trabalhos que denotam o comprometimento da Instituição com a formação de professores de Ciências.
 
O evento ocorreu durante os dias 10, 11 e 12 de outubro, na cidade de Bogotá, Colômbia, sendo considerado um espaço de encontro entorno de reflexões teóricas, práticas de intervenções didáticas e investigações vinculadas ao ensino de Ciências em suas múltiplas dimensões. Os debates que compuseram a oitava edição do Congresso contemplaram a importância de repensar a formação de professores na área de Ciências (Física, Química e Biologia), de modo que esses profissionais tenham como compromisso a construção de sociedades sustentáveis, reconhecendo a diversidade biológica e cultural como uma potencialidade. O eixo norteador das discussões foi a Educação em Ciências como uma constante problematização, reflexão, e ação no sentido de ser, do que fazer e da formação política do professor na relação com suas comunidades, levando em consideração que, a partir dos saberes disciplinares, se possam apontar soluções para proporcionar formas de convivência pacífica na sociedade contemporânea.

Os professores da UPF levaram ao evento trabalhos desenvolvidos em seus grupos de pesquisa e extensão, dentre os quais encontraram-se os estudos envolvendo o uso de recursos tecnológicos digitais, a importância do uso de estratégias metacognitivas na apropriação dos saberes (resolução de problemas e compreensão de textos científicos), a presença dos obstáculos epistemológicos na aprendizagem em mecânica quântica e o impacto na comunidade escolar oportunizado pelo evento Física na Praça. Este último foi apresentado pelo acadêmico do sexto nível do curso de Física, Afonso Werner da Rosa, que abordou como a atividade, realizada anualmente pelo curso de Física, tem possibilitado aproximar a comunidade do estudo dessa ciência. Em seu trabalho, ele analisou as formas como o evento tem impactado nas aulas de Física nas escolas da cidade e região, evidenciando a importância do papel extensionista na formação dos futuros professores.

Além de Rosa, participaram do evento os professores Me. Álvaro Becker da Rosa, Dr. Marco Antonio Sandini Trentin, Me. Marivane Biazus e Dra. Cleci Werner da Rosa.