Ensino

Uma noite para admirar e contemplar o céu

22/12/2021

11:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Por meio de uma parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), estudantes do Colégio Notre Dame participaram de uma atividade de observação astronômica

Observação astronômica ocorreu no pátio do Colégio Notre Dame

Se olhar para o céu a olho nu já é encantador, imagina conseguir observar ele ‘de perto’, por meio de um telescópio?! Essa experiência foi vivenciada, na sexta-feira, 17 de dezembro, por estudantes do Colégio Notre Dame, que participam do Clube de Astronomia Notre Dame, desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do projeto de extensão Astronomia na Educação Básica, vinculado ao curso de Física, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A observação astronômica marcou o encerramento das atividades do Clube ao longo do ano e contou com a participação de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que tiveram a oportunidade de aprofundar os saberes científicos sobre o universo. “Foi possível observar os anéis de Saturno, Júpiter e suas quatro luas galileanas e, logo em seguida, a lua ficou visível no céu e conseguimos observar as crateras dela. Foi uma noite de observação astronômica, mas, ao mesmo tempo, de debate com os estudantes, onde eles puderam fazer perguntas e conversar sobre astronomia”, afirma o coordenador do curso de Física da UPF, professor Dr. Alisson Giacomelli, ao comentar que foram montados dois telescópios no pátio da escola para a atividade.

Para o professor, a inserção de atividades relacionadas à astronomia contribui para a formação dos estudantes da educação básica e dos acadêmicos do curso de Física da UPF. “Essa atividade é uma entre tantas que a gente faz no projeto Astronomia na Educação Básica. Além das observações astronômicas, são ministrados cursos, tanto para professores, como para estudantes, além de outras diversas atividades relacionadas, principalmente, com escolas de Passo Fundo e região e algumas abertas à comunidade. Isso contribui muito, tanto para a formação dos estudantes da escola, quanto para a formação dos nossos acadêmicos do curso de Física da UPF, que colocaram em prática os estudos ao explicar o que os estudantes estavam enxergando no telescópio e ao responder os questionamentos”, comenta o Giacomelli.