Pesquisa e Inovação

Futuro da pós-graduação em foco

23/09/2022

16:05

Por: Jéssica França

Fotos: Caroline Simor

Aula Magna do IHCEC contou com a presença do professor Dr. Ângelo Ricardo de Souza

Aula Magna reuniu quatro programas de pós-graduação da UPF

 

Quais as perspectivas futuras da pós-graduação brasileira? Foi buscando esclarecer essa questão e discutir sobre o assunto que ocorreu nesta sexta-feira, 23 de setembro, a Aula Magna dos programas de pós-graduação do Instituto de Humanidades, Ciência, Educação e Criatividade da Universidade de Passo Fundo (IHCEC/UPF). O encontro, realizado no auditório da Biblioteca da UPF, contou com a participação do Dr. Ângelo Ricardo de Souza, que atua como professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador adjunto na área de Educação da Capes. 

O pró-reitor Acadêmico, professor Dr. Edison de Alencar Casagranda destacou, na abertura do evento, o trabalho na UPF em prol do ensino e da pesquisa, já que a Universidade possui 15 programas de pós-graduação e recebeu recentemente a avaliação da Capes, onde vários programas tiveram suas notas elevadas. “Tivemos 12 programas com conceito 4 e 5 da Capes, tendo sua qualidade reconhecida na pesquisa e produção de conhecimento e demonstrando que estamos avançando no fortalecimento da pós-graduação”, disse.


Para o diretor do IHCEC, a Aula Magna foi uma oportunidade de discutir e refletir sobre as perspectivas e oportunidades para os pós-graduandos. “ O IHCEC possui quatro programas de mestrado e doutorado, tendo 60% dos alunos da pós-graduação da UPF, então nada mais justo que começar o semestre unindo os quatro programas para analisar desse cenário da pós-graduação. Ambientando ações para que possamos referendar, reforçar e reconstituir e for possível a nossa ação enquanto UPF”, afirmou. 


O professor Souza, contextualizou o desenvolvimento da pós-graduação no Brasil, destacando as formas de avaliação dos programas por meio da Capes que avalia a qualidade da formação e importância da sua atuação. “A grosso modo o papel da pesquisa é produzir conhecimento, mas não é só isso. Produzir conhecimento que ajude entender a vida e poder intervir”, comentou.  

A abertura da Aula Magna contou com a apresentação artística do Grupo de Música Brasileira e Jazz da UPF. A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Dra. Ana Carolina De Marqui participou do evento, assim como estudantes e docentes dos Programas de Pós-Graduação em Ensino, Ciências e Matemática (PPGECM), de Educação (PPGEDU), de História (PPGH) e de Letras (PPGL). A palestra contou com a mediação do professor Dr. Claudio Almir Dalbosco.