Pesquisa e Inovação

Educação Financeira é tema de encontro do PPGECM

26/10/2021

13:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Um espaço de diálogos sobre a temática da Educação Financeira em uma perspectiva crítica e voltada a Educação Básica. Este foi o objetivo do evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da UPF. O encontro virtual contou com a palestra do professor Dr. Marco Aurélio Kistemann Junior, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), considerado um dos pesquisadores de maior expressividade nacional na temática.

Kistemann proferiu a fala intitulada “Um olhar crítico para a Educação Financeira”, abordando a importância de instituir uma cultura de educação financeira na escola e o modo como ela pode ser trazida pelos professores para esses espaços. O professor destacou que a ênfase na escola está em promover discussões voltadas a contribuir para a formação de cidadãos financeira e criticamente educados.

Participaram do evento mestrandos, doutorandos e docentes do PPGECM, incluindo os novos ingressantes vinculados ao projeto Minter, em andamento com a Faculdade Católica de Rondônia. Foram 97 participantes discutindo a temática que, segundo os organizadores, passa a ocupar lugar de destaque nas pesquisas e produtos educacionais do programa, especialmente frente ao apontado na BNCC.

O professor Kistemann é doutor em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Escolar e Avaliação, ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora. Ele é pesquisador e Líder do Grupo Pesquisa de Ponta e pesquisador colaborador do Grupo PEA-MAT-Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática na Escola Básica da PUC-SP, além de orientador de projetos de pesquisa, dissertações e teses na temática Educação Financeira. Atualmente, é primeiro secretário da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (MG) e membro da Educação Matemática no Grupo de Apoio Pedagógico que propõe ações de Educação Financeira do Ministério da Educação (MEC).