Pesquisa e Inovação

Doutorado profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UPF tem inscrições abertas

20/12/2019

10:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (PPGECM/UPF) inscreve para o doutorado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, aprovado, recentemente, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da UPF, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática tem caráter de preparação para o exercício do magistério, com foco no aumento da qualidade do ensino e da aprendizagem, de modo a alinhar a pesquisa à prática docente. O PPGECM tem como área de concentração “Ensino de Ciências e Matemática” e as linhas de pesquisa “Práticas educativas em ensino de Ciências e Matemática” e “Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática”.
 
Inscrição 
Podem candidatar-se portadores de título de mestre, obtido em curso de mestrado recomendado pela Capes ou revalidado por universidade brasileira. Os candidatos egressos desses cursos que ainda não tiverem o diploma de mestre deverão apresentar documento comprobatório da conclusão dos créditos, da realização da banca de defesa e da entrega da versão final da dissertação. As inscrições para o doutorado são gratuitas e podem ser feitas até 31 de janeiro, neste link. No total, estão sendo oferecidas 10 vagas.

Seleção
O processo seletivo constará de duas etapas. A primeira acontece no dia 5 de fevereiro, às 9h, nas dependências do Iceg (prédio B2), com a elaboração de um texto descritivo-argumentativo referente a um tema relacionado à educação. Os aprovados nesta fase avançam para a segunda etapa, que ocorrerá mediante a análise do curriculum vitae (modelo Lattes), do memorial descritivo e pré-projeto, além de entrevista, nos dias 10 e 11 de fevereiro.

A relação dos aprovados será divulgada no site do PPGECM a partir de 14 de fevereiro. O início das aulas está previsto para o mês de março.

Mais informações sobre o PPGECM podem ser obtidas em www.upf.br/ppgecm