Ensino

Docente do PPGEdu e PPGECM realiza estudos na Universidad de Buenos Aires

01/11/2022

09:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A professora Dra. Cleci Werner da Rosa, docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), esteve, entre os dias 19 a 28 de outubro, no Centro de Formación e Investigación en Enseñanza de las Ciencias (CeFIEC), em Buenos Aires. Sob a supervisão de professor Dr. Agustín Adúriz-Bravo, ela realizou estudos de investigação dentro da área do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (GruPECT), da Universidade de Passo Fundo (UPF). A ação faz parte do projeto “O despertar para a Ciência na Educação Básica”, que conta com apoio do CNPq.

O projeto em desenvolvimento
O projeto “O despertar para a Ciência na Educação Básica” foi aprovado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 – Programa Ciência na Escola, na Linha 1 que está associada a investigações na escola. A iniciativa, que vem sendo desenvolvida desde o final de 2019, tem fomentado ações de investigação junto a estudantes e professores nas escolas brasileiras, espanholas e agora argentinas. 

Segundo Cleci, o projeto tem envolvido e financiado várias atividades com professores de Ciências em formação inicial e continuada. “O projeto propiciou a realização de mestrado a acadêmica Julia Pacheco, concluído em 2021, por meio do financiamento de bolsa de estudos e tem oportunizado a mobilidade de professores de outras instituições até a Universidade de Passo Fundo com objetivo de proferir palestras, oficinas e outros, bem como a estada na Universidad de Buenos Aires”, comenta a professora.

Atuam no projeto, além da professora Cleci, os professores Dr. Luiz Marcelo Darroz, Dr. Alisson Cristian Giacomelli, Dra. Marivane Biazus e Dra. Luana Amaral.

A atividade na UBA
Conforme explica a coordenadora do PPGEdu, a etapa de estudo desenvolvido da Argentina contou com discussões junto ao grupo de pesquisadores do CeFIEC e com professores que ministram aulas de Ciências nas escolas de educação básica. O projeto foca na análise dos sentimentos que os estudantes de 11 a 14 anos tem em relação a Ciências e a aprendizagem em Ciências na voz dos próprios estudantes e dos professores. “Foram dias de muitas aprendizagens e partilhas, o que nos leva a acreditar e buscar cada vez mais as atividades de integração entre grupos de pesquisa, especialmente quando envolve diferentes países.  O grupo liderado pelo Dr. Agustín é referência no Ensino de Ciências na América Latina e vem se dedicando a questões epistemológicas e didáticas, enquanto o nosso grupo de pesquisa busca uma aproximação maior com aspectos associadas a aprendizagem de Ciências. São esses diferentes olhares que enriquecem e qualificam a pesquisa científica”, observa.