Geral

Workshop marca os 20 anos do Laboratório de Cereais da UPF

30/05/2019

17:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Evento oportunizou um debate sobre novas tendências em grãos cereais e farinhas e celebrou a criação do laboratório, em 1999

O Laboratório de Cereais do Centro de Pesquisa em Alimentação da Universidade de Passo Fundo (Cepa/UPF) foi inaugurado em 1999 e, desde então, é utilizado como um espaço de pesquisa. Para celebrar o marco de 20 anos do Laboratório, um workshop foi realizado nesta quinta-feira, dia 30 de maio. A iniciativa também oportunizou um debate sobre a produção sustentável de grãos, sobre as técnicas avançadas de avaliação tecnológica de grãos, sobre o melhoramento de trigo para biscoitos e a inocuidade de grãos e farinhas, além de alimentos de cereais orgânicos, integrais, funcionais e produtos especiais.

O encontro debateu sobre “Novas tendências em grãos cereais e farinhas”, promovendo uma abordagem técnico-científica na cadeia de grãos cereais, como trigo, aveia, milho, cevada e centeio, proporcionando a troca de conhecimentos. A solenidade contou com a presença do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva; do diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), Dr. Eraldo Zanella; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), Dra. Luciane Colla; do coordenador das atividades, Dr. Luiz Carlos Gutkoski; e do representante da Vicato, Rodrigo Basso.

O evento, organizado pelo Laboratório de Cereais com a participação do PPGCTA e do curso de Engenharia de Alimentos da UPF, reuniu pesquisadores envolvidos na cadeia de grãos cereais e farinhas e oportunizou aos estudantes e profissionais uma atualização em conceitos científicos, permitindo o aprimoramento em suas atividades. 

Minicurso de pães especiais
As atividades do workshop iniciaram no dia 28 de maio, com uma atividade especial: um minicurso sobre elaboração de pães especiais, com o especialista Ferdinando Graziano, natural de Roma/Itália e que reside atualmente em Passo Fundo.

Debates
A programação contou com uma palestra sobre “Produção de grãos cereais e a sustentabilidade ambiental”, com o professor Dr. Benami Bacaltchuk, da FAMV/UPF. Além dessa, o professor Dr. Luiz Carlos Gutkoski fez uma abordagem sobre “Técnicas avançadas na caracterização tecnológica de grãos de cereais e farinhas”.

As atividades seguiram com uma mesa redonda sobre “Melhoramento de trigos especiais para biscoitos”, com o Dr. Francisco Saccol Gnocato, melhorista da Biotrigo Genética, e com a Me. Joseane Bressiani, doutoranda do PPGCTA/UFPel e funcionária do Centro de Pesquisa em Alimentação da UPF.

Outros temas abordados no workshop foram “Inocuidade de produtos cereais e aspectos legais”, com a Dra. Eliana Maria Guarienti, pesquisadora da Embrapa Trigo; e “Macrotendências em cereais: alimentos orgânicos, integrais, funcionais e especiais”, com a Dra. Maria Teresa Pedrosa Silva Clerici, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. 

Homenagem
Os 20 anos do Laboratório de Cereais se confundem com a trajetória do professor Dr. Luiz Carlos Gutkoski, que esteve à frente da implantação do espaço na UPF e construiu um legado de ensino, pesquisa e extensão na área de cereais. Com novos projetos à vista, o professor recebeu uma homenagem da equipe do Laboratório de Cereais pela sua história e dedicação. Além de um audiovisual que ressaltou sua trajetória, Gutkoski recebeu uma placa, entregue pela funcionária Tânia Soster Santetti.

20 anos do Laboratório de Cereais
O Laboratório de Cereais do Cepa foi inaugurado em 26 de março de 1999, com os primeiros equipamentos adquiridos a partir de recurso de projeto aprovado junto ao Programa de Transferência de Tecnologia - interação empresas universidade, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e de empresas parceiras, como o moinho Santa Lúcia, o moinho Vicato e as cooperativas Cotrigo e Cotrijuí.

Desde sua inauguração, o laboratório de Cereais tem realizado atividades de ensino junto aos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade, com o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Com a aquisição de novos equipamentos, o espaço também pode realizar atividades de extensão e de prestação de serviços para produtores, cooperativas, moinhos e indústrias de transformação de alimentos. Entre as atividades de pesquisa realizadas no laboratório de cereais, destaca-se os projetos relacionados com a cadeia produtiva de trigo, sua qualidade tecnológica e produção de farinha de trigo, além de estudos sobre a qualidade industrial e a utilização de aveia na alimentação humana. 

Com a finalidade de atender às demandas por produtos de qualidade, o laboratório vem desenvolvendo pesquisas com a utilização de farinha de trigo de grão inteiro como matéria-prima de panificação e a avaliação de suas características na qualidade da massa e de produtos de panificação. Além disso, novas pesquisas têm visado à utilização de compostos naturais como o extrato de erva-mate para aumentar a funcionalidade de produtos de cereais.