Geral

PPGCiamb/UPF participa de audiência pública sobre os impactos do uso de agrotóxicos

11/12/2018

15:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Socializar informações e propor encaminhamentos em relação ao impacto dos agrotóxicos na saúde humana e no ambiente foi o que objetivou a audiência pública sobre os “Impactos do uso de agrotóxicos na saúde, meio ambiente e consumidor”. O evento, que é promovido pelo Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA), foi realizado no dia 30 de novembro, na Universidade de Passo Fundo (UPF).

Na oportunidade, Aline Pompermaier, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb), apresentou os resultados do seu mestrado, que é desenvolvido sob a orientação do professor Dr. Leonardo Barcellos e tem por objetivo avaliar os impactos dos agrotóxicos em comportamentos chave da relação presa-predador em peixes. Em seu trabalho, a pesquisadora concluiu que os agrotóxicos, mesmo em baixas concentrações, alteram o comportamento antipredatório dos peixes, deixando-os susceptíveis à predação. No ambiente, essas alterações podem provocar implicações significativas.

A mestranda também destacou os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelo laboratório de fisiologia de peixes da UPF, os quais demonstram os efeitos dos resíduos de fármacos e agrotóxicos sobre o comportamento e a fisiologia dos peixes. Além da participação da discente, também estiveram presentes na audiência as professoras Dra. Claudia Petry (PPGAgro e PPGCiAmb) e Dra. Carla D. Tedesco (PPGCiAmb).

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, além de qualificar a formação de recursos humanos, procura ter inserção social, através da participação em momentos como esse, a fim de contribuir com os conhecimentos gerados nas pesquisas.