Vestibular

UPF se prepara para a prova presencial do Vestibular de Verão

25/11/2022

15:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Candidatos oriundos de 18 estados concorrem a uma vaga nos mais de 50 cursos de graduação oferecidos pela Instituição. Prova inicia às 14 horas

Cerca de 2,5 mil candidatos vindos de 308 cidades, de 18 estados brasileiros concorrem a uma vaga em um dos mais de 50 cursos de graduação oferecidos pela Universidade de Passo Fundo (UPF) neste Vestibular de Verão. A prova presencial será realizada neste sábado, dia 26 de novembro, às 14 horas, no Campus I, em Passo Fundo. 

Os estudantes que disputam uma vaga ao curso de Medicina têm até às 19h para responder a prova completa, composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química e prova de redação. Já os candidatos aos demais cursos, realizam apenas a prova de Redação, que tem duração de 2 horas. 

Para receber os estudantes e seus familiares, a Universidade se preparou de modo especial. Por todo o Campus, haverá guias orientando sobre os locais de realização da prova. O Centro de Convivência estará aberto com banheiros e opções de alimentação. Ainda, haverá uma programação especial para os pais e amigos que vierem acompanhar os vestibulandos, com atividades dos cursos e TV para acompanhar aos jogos da Copa do Mundo. 

Gabarito e aprovados
O gabarito será publicado no site upf.br/ingresso 30 minutos após o encerramento da prova. Já a divulgação dos aprovados ocorre na segunda-feira, 28 de novembro, a partir das 11h, também pelo site. As matrículas dos aprovados em primeira chamada serão realizadas a partir do dia 28 de novembro, com início às 12h, até o dia 29 de novembro às 18h.

Confira algumas dicas para o dia da prova presencial:

1) Confira o seu local de prova com antecedência
O comprovante de inscrição, onde consta o seu local de prova, está disponível na Área do Candidato, no site upf.br/ingresso. Confira e salve o documento em um local de fácil acesso.

2) Prepare seus documentos e materiais
Antes de sair de casa é importante conferir quais documentos são necessários. O ingresso do candidato ao local das provas só será permitido mediante a apresentação do comprovante de inscrição e do documento de identidade (com foto) utilizado no momento da inscrição. A UPF fornece caneta aos vestibulandos na hora da prova. Não é permitido o uso de lápis e borracha.

3) Chegue cedo
A prova inicia às 14 horas, mas a orientação é que os candidatos cheguem ao local da prova com pelo menos uma hora de antecedência. Informações como prédio e sala de realização da prova foram enviados aos inscritos por e-mail e podem ser consultadas na Área do Candidato. No local, também haverá uma equipe preparada para tirar dúvidas e auxiliar os vestibulandos.

4) Fique atento à previsão do tempo
A previsão para sábado no Campus I é de sol e temperaturas que podem chegar aos 29°C. Por isso, a recomendação é que os candidatos usem roupas confortáveis e adequadas para a temperatura e não esqueçam do protetor solar e repelente. 

5) Alimente-se adequadamente
A prova ocorre no período da tarde e terá duração de 5 horas, então é importante estar bem alimentado e hidratado. Dê preferência a uma refeição balanceada e não esqueça de separar um lanchinho rápido para a hora da prova. Traga uma garrafa com água. Se preferir se alimentar na UPF, o Campus I conta com o Centro de Convivência, que possui diversos estabelecimentos com opções de lanches a almoço.

6) Descanse na véspera da prova
A preparação para o Vestibular exige diversas horas de estudos, contudo, é preciso estar disposto para o dia da prova presencial. Para isso, é importante descansar na véspera da avaliação e repor as energias para a hora da prova.

Estudantes ainda podem se inscrever para a prova on-line
Além da prova presencial, os estudantes ainda podem concorrer a uma vaga em um dos cursos de graduação por meio de duas formas de ingresso: prova on-line ou utilização da nota de redação do Enem. Ao todo, mais de 5 mil estudantes já se inscreveram para o processo seletivo que segue aberto até fevereiro de 2023. Todas as informações estão no site upf.br/ingresso