Geral

UPF recebe o VI Simpósio da Vaca Leiteira

21/06/2019

14:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato/UPF e Reprodução

Qualidade do leite será tema do encontro que ocorre no dia 28 de junho, no Centro de Eventos da UPF

A região de Passo Fundo concentra 60% da produção leiteira do estado e a necessidade de controle de qualidade do leite produzido demanda aperfeiçoamento constante. Por essa razão, um encontro será realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF), no dia 28 de junho, durante o VI Simpósio da Vaca Leiteira. A atividade é uma ação conjunta entre a UPF e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é aberta para acadêmicos de cursos de Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia e profissionais que atuam nessas áreas. 

O VI Simpósio da Vaca Leiteira terá uma ampla programação, que será realizada no Centro de Eventos da UPF. As atividades iniciam às 8h, com o credenciamento, e seguem até as 16h, com visita ao laboratório do Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros (Sarle) da UPF. Dentre os temas abordados nas palestras estão o impacto da mastite sobre a qualidade do leite, o impacto da nutrição na composição e qualidade do leite, indicadores para avaliar a qualidade físico-química do leite, eficiência produtiva e qualidade do leite em cruzamentos de vacas holandesas e jersey, e a desmistificação dos conceitos dos efeitos do leite sobre a saúde humana.

Programação
8h: credenciamento    
8h20min: abertura
8h30min: Impacto da mastite sobre a qualidade do leite, com Mônica Cerqueira, da Universidade Federal de Minas Gerais
9h55min: Indicadores para avaliar a qualidade físico-química do leite, com Marcelo Bonnet, da Embrapa
11h: Impacto da nutrição na composição e qualidade do leite, com Leopoldo Braz Los, da Cooperativa Frísia
13h30min: Eficiência produtiva e qualidade do leite em cruzamentos de vacas holandesas e jersey, com André Thaler, da Universidade Estadual de Santa Catarina
14h35min: Desmistificando conceitos dos efeitos do leite sobre a saúde humana, com Rogério Friedman, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
16h: visita ao Sarle, com o professor Carlos Bondan, da Universidade de Passo Fundo

Inscrições e informações
As inscrições para os acadêmicos da UPF serão realizadas pelo diretório acadêmico do curso de Medicina Veterinária, com um desconto especial. Para os demais, as inscrições podem ser realizadas conforme categoria constante na página da UFRGS, em portalfaurgs.com.br, link “Cursos e eventos”. 

O período de inscrições segue aberto até 27 de junho, com investimento de R$ 150,00 para estudantes e R$ 180,00 para profissionais. Desconto especial de 10% para grupos de 5 pessoas e de 20% para grupos de 10 pessoas ou mais. Saiba mais sobre o evento acessando aqui.