Ensino

UPF recebe novos residentes dos programas multiprofissionais em saúde

02/03/2023

17:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

A qualificação profissional é cada vez mais exigida em todas as áreas. Na saúde, a atualização e capacitação constante são requisitos fundamentais para o ingresso no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com os Hospitais São Vicente de Paulo e de Clínicas, juntamente com a Prefeitura de Passo Fundo, promove o Programa de Residência Multiprofissional e em área Profissional de Saúde. Nesta quarta-feira, 1º de março, os novos residentes foram recepcionados para o início dos cursos. 

Os novos residentes farão parte dos Programas em Atenção ao Câncer, Saúde do Idoso e Cardiologia. Para a Dra. Ana Carolina Bertoletti De Marchi, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, ao iniciar uma nova formação, os profissionais, das mais diversas áreas do conhecimento, abrem uma porta para o aprendizado e para a transformação de suas práticas. “Hoje eles iniciam uma nova caminhada, repleta de desafios, mas principalmente de conquistas importantes. Há alguns dias formamos uma turma de residentes e agora estamos aqui, iniciando uma nova jornada. Serão dois anos de compromissos e empenho, mas que, no fim, trarão uma formação qualificada. São 10 anos de parceria consolidada e que proporciona esse espaço que realmente faz a diferença na saúde do município. Por meio do programa, eles terão a oportunidade de construir uma jornada de sucesso”, comentou.

Para a professora Sandra Vanini, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional em Saúde, ao longo de 10 anos de parcerias, muitas histórias passaram pelas salas de aula e pelos hospitais. Hoje, ao olhar para trás, segundo ela, já é possível ver o quanto elas fizeram a diferença. “Há 10 anos iniciamos os primeiros programas e vemos aqui profissionais que se formaram naquela primeira turma. Vemos egressos da residência assumindo papéis importantes na gestão da saúde, consolidando os programas e as práticas que eles oferecem. Os novos residentes iniciam uma caminhada, num processo de total imersão na área do conhecimento escolhido. Todos são privilegiados em poder colocar em prática os conhecimentos numa das melhores universidades do mundo e em hospitais de referência no Estado e no país”, destaca, ressaltando que, além disso, todos têm um compromisso com o Sistema Único de Saúde.

Ao dar as boas-vindas o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo, Luís Schneiders, ressaltou a qualidade dos serviços de saúde do município e pontuou que dentro dos hospitais, os residentes terão a oportunidade de aprender e contribuir para melhorar a saúde em Passo Fundo. “Dentro dos espaços de formação, tanto nos hospitais quanto nos ambientes públicos, eles encontrarão profissionais qualificados com uma gestão de partilha e construção. Também encontrarão realidades que desafiam a prática diária, apesar de sermos uma cidade pujante, temos esse compromisso coletivo de, a partir do atendimento junto ao Sistema Único de Saúde, promover um acolhimento para aqueles que buscam ajuda. Pensem com carinho na área da pesquisa também, para que possamos evoluir na busca de alternativas e soluções”, observou.

Fisioterapeuta formada pela UPF, Nathalia Yasmin Gregoski, escolheu o Programa em Cardiologia, buscando aprender com a prática e com a realidade do sistema de saúde. “O programa, dentro da área da saúde, é uma das especializações que mais proporciona um cenário de prática, permitindo uma aprendizagem com mais efetividade. Aqui na UPF, com uma história consolidada e com profissionais qualificados, tenho a expectativa de dois anos desafiadores, com muitas vivências e experiências transformadoras”, frisou.