Cultura

UPF promove I Encontro Internacional de Estudos em Patrimônio Cultural

29/08/2022

09:45

Por: Assessoria de Imprensa

Evento ocorre no formato on-line, de 19 a 21 de outubro

O Programa de Pós-Graduação em História e o curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem o I Encontro Internacional de Estudos em Patrimônio Cultural. O evento ocorre de 19 a 21 de outubro, no formato on-line, e agrega também o II Seminário Internacional de Cultura Material e Arqueologia e o I Seminário Internacional da Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural.
 
De acordo com a coordenadora do PPGH e do Arquivo Histórico Regional (AHR), a professora Dra. Gizele Zanotto, a proposta do evento é discutir alguns dos aspectos ligados às dimensões da materialidade da cultura, entendendo que tudo o que se compartilha socialmente pode ser identificado como forma de cultura expressiva.
 
O evento é voltado a historiadores, arqueólogos, arquivistas, museólogos, bibliotecários, espeleólogos, biólogos e demais interessados a participar deste encontro de socialização e discussão de saberes e é coordenado pelas professoras Dra. Gizele Zanotto e Dra. Jacqueline Ahlert, do PPGH.
 
Programação inclui palestras, minicursos e workshops

Na noite do dia 19 de outubro, o evento terá como conferencista o Dr. Luiz Afonso Vaz de Figueiredo, da Escola Brasileira de Espeleologia e Sociedade Brasileira de Espeleologia, que discutirá o tema “Patrimônio Espeleológico Brasileiro: contexto e desafios”. 
 
No dia 20, será a vez do Dr. Juan Miguel Palma Peña proferir sua conferência, intitulada “El patrimonio informacional en humanidades y ciencias sociales de Instituciones de Educación Superior Públicas (IESP): atributos, valores y identidad”. 
 
A conferência de encerramento será conduzida pelo Dr. Luiz Antônio Bolcato Custódio (ex- Diretor Regional e Nacional IPHAN) e se voltará ao tema “Patrimônio Mundial e Paisagens Culturais”.
 
Além das conferências, o evento conta com minicursos e workshops, no turno matutino, e simpósios temáticos durante a tarde. As inscrições estão abertas e seguem até outubro. Para mais informações consulte o site do evento.