Geral

UPF Parque e projeto ELA RS: parceria para fomentar o empreendedorismo feminino no Agro

28/03/2022

18:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Parceria entre Universidade de Passo Fundo (UPF) e o projeto Encontro de Lideranças do Agronegócio (ELA RS) foi firmada nesta segunda-feira, 28 de março

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, uma importante parceria foi firmada entre o Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo (UPF Parque) e o projeto Encontro de Lideranças do Agronegócio (ELA RS). Um acordo de cooperação foi celebrado nesta segunda-feira, 28 de março, na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitoria. 

O acordo, envolvendo a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e sua mantida, Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do UPF Parque, e o projeto ELA RS, através da La Idea Comunicação, estabelece a parceria para promover em conjunto ações e projetos que visam impulsionar o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento da liderança feminina no Agronegócio. “As mulheres sempre foram revolucionárias nos espaços do agro, assim como foram em tantos outros, mas não tiveram a visibilidade suficiente, não tiveram, muitas vezes, a possibilidade de prosperar mais, talvez por falta de engajamento, empoderamento. Esse projeto é muito importante e que bom que o ELA RS está puxando essa discussão há mais tempo, aprofundando, estudando, refletindo por dentro do agro, e vejo que podemos fazer muitas ações em conjunto”, destaca a reitora da UPF, professora Bernadete Maria Dalmolin.

A ideia é potencializar as ações do ecossistema da Região Norte e Produção do Rio Grande do Sul. “Queremos fomentar este movimento por meio das ações da UPF e do UPF Parque, fazendo esse movimento dentro da nossa Universidade. Temos um grande potencial para colocar o grupo feminino em evidência nas suas ações e buscar a formação, qualificar essas mulheres que estão à frente dos negócios, das propriedades rurais e grandes empresas. O convênio nos possibilitará pensar e desenvolver diversas ações neste sentido”, destaca a head de Inovação e Relacionamento com o Mercado do UPF Parque, Cassiane Chais.

Esta parceria visa estreitar as relações entre as partes, impulsionando diversas ações em prol das mulheres do agro. “O objetivo é fomentar o engajamento e a gestão das mulheres por meio de capacitações para que elas se sintam mais fortalecidas para exercer suas atividades no agro”, enfatiza a integrante da equipe ELA RS, a publicitária Débora Grazziotin Finger, proprietária da Agência La Idea, que atua há mais de 10 anos no setor de comunicação para empresas e entidades do agronegócio.

Também participaram do ato, o presidente da FUPF, professor Me. Luiz Fernando Pereira Nero, a engenheira agrônoma Celi Webber Mattei, também integrante do projeto ELA RS, e a jornalista Marianna Rebelatto, da equipe ELA RS.