Universidade

UPF mobiliza escolas da região durante a Semana do Brincar

29/05/2023

15:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti | Divulgação

Brincadeiras ao ar livre marcaram esta edição, realizada de 22 a 26 de maio

Você lembra da sensação de brincar ao ar livre? Além de divertida, essa prática traz vários benefícios. “Cada vez mais, são produzidas evidências do valor da brincadeira ao ar livre, tanto para o desenvolvimento saudável da criança quanto para as suas aprendizagens. Além disso, os estudos identificam prejuízos sociais, cognitivos, culturais e motores quando os cotidianos infantis se dão afastados da natureza”, explica a professora Dra. Rosana Farenzena, coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Aprendizagens Lúdicas – Brinquedoteca Universitária.

Com o tema “A natureza no brincar”, a Brinquedoteca promoveu, de 22 a 26 de maio, mais uma edição da Semana Mundial do Brincar. Nesses dias, o Campus I recebeu centenas de estudantes de toda a região, além da comunidade acadêmica, para várias atividades gratuitas, como trilhas, oficinas e exposições. A programação foi colaborativa, e contou com contribuições de cursos de graduação, como Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Química; e pós-graduação, como a especialização em Arteterapia e o mestrado e doutorado em Letras.

“É nossa responsabilidade assegurarmos às crianças que o seu direito ao brincar livre seja respeitado todos os dias”

Para a professora Rosana, realizar uma programação integralmente ao ar livre traz a mensagem de que todos os dias, e não somente os dias de sol, são convites a brincar e interagir em espaços abertos. “As vantagens de brincar em espaços de natureza é que as crianças podem se movimentar mais, passar menos tempo sedentárias, e contar com elementos e fenômenos diversificados para observar e explorar”, explica. Rosana apresenta ainda mais vantagens: “crianças que brincam ao ar livre desenvolvem resiliência, auto regulação e habilidades sociais, o que é um conjunto valioso de aprendizados e habilidades para todas as etapas da vida. É um ganho que ultrapassa a infância”, finaliza.

Os estudantes da Escola de Ensino Fundamental Antônio de Godoy Bueno, de Mormaço, estiveram no Campus I para participarem da programação da Semana do Brincar. O diretor, Rui Ceccon, é formado pela UPF no curso de Letras, e conta que a participação foi inspiradora para levar inovações ao dia a dia escolar. “No fazer pedagógico da escola, muitas vezes a questão literária se perde um pouco, fica aquela questão conteudista. E hoje, voltando aqui, dá aquela retomada nesse espírito literário. A gente volta já com ideias de trabalhar”, conta o professor Rui.

A Semana do Brincar foi marcante também entre os estudantes participantes. Da sua primeira visita ao Campus I, João Gabriel Fagundes dos Santos, aluno do 9º ano, levou várias lembranças e aprendizados. “Não conhecia a UPF, gostei bastante. Aprendi várias coisas hoje, gostei de aprender sobre o livro “Nas ruas do Brás”. Aprendemos toda a origem do autor, de onde ele veio, o que ele fez. Achei muito interessante, aprendemos diversas coisas”, disse, ao finalizar o passeio.