Extensão

UPF, Famurs e UFN lideram o Fórum Cidades Educadoras

11/04/2023

10:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento ocorreu na última semana em Santa Maria e reuniu gestores municipais

Aproximar os gestores públicos e discutir os desafios e as possibilidades de implementar espaços urbanos que têm a educação como grande estratégia de desenvolvimento municipal e regional. Essa foi a grande temática do Fórum Cidades Educadoras, realizado em Santa Maria nos dias 4 e 5 de abril. Promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Famurs e Universidade Franciscana (UFN), o evento contou com o apoio da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) – Delegação América Latina e da Rede Brasileira Cidades Educadoras.

O encontro contou com a apresentação de cases reais e possíveis correlações com a territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios gaúchos, além de tratar da possibilidade de inserção de cada um na AICE.

O Fórum se propõe a construir possibilidades de pensar a cidade como um espaço formativo, a partir da compreensão de que o espaço urbano possa tornar-se intencionalmente educador e mobilizar diferentes setores da sociedade a fazer cidades mais humanas, inovadoras e democráticas. Um dos resultados esperados é o enfrentamento da depreciação dos espaços públicos e o descaso com o patrimônio histórico.

Participaram do ato de abertura, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; a reitora da UFN, Iraní Rupolo; Givago Ribeiro, vereador e presidente da Câmara de santa Maria, o diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e ex-reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann; Adriana Bragagnolo, representante do Programa UniverCidade Educadora da UPF e Jenio Galon, superintendente regional do Banrisul.