Universidade

UPF entre as melhores universidades da América Latina

15/09/2023

12:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Universidade de Passo Fundo figura entre as 35 brasileiras que subiram de posição no QS Latin America & The Caribbean University Rankings 2024

O QS Latin America & The Caribbean University Rankings 2024, publicou o resultado da sua 20ª edição. Figurando novamente entre as melhores, a Universidade de Passo Fundo (UPF) subiu 50 posições desde o último levantamento. Neste ano, os resultados feitos pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), levaram em consideração três novos itens: sustentabilidade, empregabilidade e rede internacional de investigação. Entre os destaques está a produção científica: a UPF é a 4ª universidade brasileira no indicador Citações por Publicação.

A 20ª edição do QS World University Rankings apresenta instituições em 104 localidades e é o único ranking, dessa linha, que enfatiza a empregabilidade e a sustentabilidade. Conforme o ranking, os resultados baseiam-se na análise de 17,5 milhões de artigos acadêmicos e nas opiniões especializadas de mais de 240 mil professores acadêmicos e empregadores. 

Para a reitora, Dra. Bernadete Dalmolin, estar novamente no ranking, agora numa posição mais elevada, demonstra que todo o empenho na qualificação do ensino, na manutenção dos projetos e no incentivo à pesquisa, resulta em uma Universidade cada vez melhor. “Esse resultado não apenas nos motiva, mas também nos orgulha. Completamos 55 anos e estamos passando por grandes processos de transformação, contemplando todas as áreas, sejam elas no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação. O caminho trilhado junto com os professores, estudantes, funcionários e com a própria comunidade, traz resultados como profissionais qualificados, pesquisas de ponta e ações que mudam a vida da sociedade em que estamos inseridos”, destaca.

O ranking considerou 430 universidades de 25 países da América Latina e Caribe. No Brasil, 97 universidades constam no levantamento, e conforme a QS, 35 delas tiveram melhora no ranking de 2024 em relação à edição anterior.